quarta-feira, 21 de julho de 2021

Liderar a Igreja para o após-Covid (3)


OS DESAFIOS DE UMA IGREJA EM FASE PANDÉMICA

O cristão extrovertido está desejoso de retomar a interacção com outros membros da igreja. Ele ou ela prospera em encontros pessoais e conversas. O introvertido, no entanto, tem visto poucas pessoas e interagido com poucas pessoas durante a quarentena. 

Os membros da igreja têm diferentes fontes de autoridade sobre o coronavírus. Parte disso pode estar relacionado a tendências políticas. Para outros, podem ter outros parecer a respeito do assunto devido ao tipo de notícia que chega através dos media. Outros, eles ouvem certos amigos e familiares.

Caso não tenha notado, existem muitas opiniões diferentes a respeito do assunto.

A idade e a saúde podem ser factores de opiniões divergentes. Dois dos temas comuns sobre COVID-19 têm sido a vulnerabilidade da população idosa e aqueles com problemas de saúde subjacentes. Não seria inesperado que esses dois grupos sejam mais propensos a preferir um regresso aos cultos presenciais mais tarde. 

Os pais com filhos pequenos poderão decidir adiar o regresso aos cultos presenciais. Boa quantidade de igrejas não está a separar as crianças dos cultos de adoração para adultos. Alguns pais hesitam em trazer o crianças aos cultos de adoração por razões de saúde.

Atitudes pessoais em relação à mudança afectam as opiniões sobre os cultos presenciais. Por exemplo, se um membro da igreja é resistente a mudanças espera que a igreja promova cultos adicionais que permitam o distanciamento social, ou poderá preferir esperar até que a igreja possa voltar ao "normal".

Os membros da igreja receptivos a mudanças, no entanto, muitas vezes estão ansiosos para experimentar novos serviços e novas ideias. Eles estarão prontos para voltar e experimentar as novas abordagens.

Como líderes não podemos agradar a todos, todos os tempos. O líder deve seguir o caminho que julga ser o melhor para a igreja local e para a saúde de quem vai comparecer. Ouça as vozes da sabedoria. Ore e Deus honrará a sua decisão e protegerá todos os envolvidos.

CINCO TIPOS DE CRISTÃOS QUE NÃO VOLTARÃO APÓS A QUARENTENA:

É uma das perguntas mais comuns que recebemos dos líderes da igreja: "Todos os membros da igreja retornarão aos cultos presenciais?" Os líderes não gostam da minha resposta: "Infelizmente não!"

É uma realidade que os líderes e membros da igreja hesitam em aceitar. Para a maioria das igrejas, nem todos os membros da igreja que frequentavam antes da pandemia voltará. Na verdade, estudos realizados a membros da igreja e líderes da igreja indicam algo entre 20% e 30% dos membros não retornarão à sua igreja.

De uma perspectiva de frequência, se 20% de uma igreja com um atendimento pré-pandémico de 200 não voltam, a nova realidade de atendimento haverá 160 participantes depois que todos se sentirem seguros para retornar. Os líderes podem fazer as contas para a sua própria igreja.

Então, quem são esses membros da igreja que não retornarão? Porque eles não voltarão? Aqui estão os cinco tipos de cristãos que abandonarão. Os grupos não são mutuamente exclusivos; pode haver uma sobreposição significativa.

1 - Os membros com comparecimento decrescente. Estes eram os seus membros que, ao mesmo tempo, frequentaram a igreja quase quatro vezes por mês. Antes da pandemia, sua frequência de a frequência diminuiu para duas vezes por mês ou mesmo uma vez por mês. A COVID acelerou as suas tendências. Eles agora estão frequentando zero vezes por mês.

2 - Os membros desconectados com a igreja. Se um membro da igreja está em um grupo pequeno, sua probabilidade de retornar é alta. Se eles comparecerem apenas ao culto de domingo, a sua probabilidade de comparecimento é muito mais baixa. Por favor, deixe esta realidade ser uma forte motivação para enfatizar os pequenos grupos presenciais, uma vez que todos se sintam seguros para retornar.

3 - Os membros da igreja que consideram a igreja como outra actividade. Esses membros da igreja vêem a frequência à igreja como mais uma actividade equivalente ou inferior a outras actividades pessoais. Eles eram os membros da igreja que iam aos cultos quando não havia nada mais importante para fazer, e faltavam aos cultos quando havia jogos de futebol de domingo de seus filhos. O compromisso com a igreja era uma baixa prioridade antes da pandemia. Eles não têm nenhum compromisso na era pós-quarentena.

4 - Os membros da igreja constantemente críticos. Esses membros da igreja sempre tiveram algumas reclamações a fazer. Eles estarão provavelmente ainda a reclamar, embora não tenham retornado para os cultos presenciais. Muitos deles não retornarão de forma alguma. 

5 - Os membros culturais da igreja cristã. Eles faziam parte de um grupo em declínio muito antes da pandemia. Eles eram aqueles membros da igreja que provavelmente não eram cristãos, mas vinham à igreja para ser aceito culturalmente. Hoje existem poucas expectativas culturais para as pessoas irem à igreja. Esses cristãos culturais aprenderam durante a pandemia que não é grande coisa perder a igreja. Não será grande perda para eles nunca mais voltar.

Os líderes e membros da igreja, no entanto, não devem se preocupar com essas perdas. Sua igreja local tem a oportunidade de escrever o seu futuro numa folha em branco, e esses membros da igreja realmente não tinham planos de ser uma parte desse futuro de qualquer maneira.

Como líder pode sentir a dor das perdas; isso é normal. Mas Deus tem um plano para sua igreja abraçar, uma nova realidade. Caminhe nesse futuro divino com confiança. Deus é dono da igreja local. Ele tem a sua vida em Suas mãos.

Antes de chegarmos às estratégias para liderar com eficácia num mundo pós-COVID, no próximo artigo vamos dar uma olhada em alguns lembretes porque os membros da sua igreja podem parecer hostis. É um momento difícil para eles também.

(continua)


Sem comentários:

Enviar um comentário