sábado, 16 de abril de 2022

Seis razões pelas quais muitos pastores em tempo integral em breve serão a tempo parcial

por Thom S. Rainer

Vamos começar com alguns comentários pré-fabricados. Há um ditado tão comum que quase se tornou clichê: Não existe tal coisa como um pastor de meio período. Muitos pastores bi-vocacionais e co-vocacionais sentem que estão de serviço 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Atualmente há uma grande tendência dos pastores em tempo integral em breve servirem as suas igrejas em tempo parcial. Aqui estão seis razões pelas quais essa tendência está acelerando.

1. Declínio dos recursos financeiros da igreja. Essa razão é a mais óbvia, mas é uma razão que está se tornando mais comum. E o número de igrejas incapazes de pagar pastores a tempo integral desde a pandemia cresceu significativamente. O número de pastores com dois trabalhos já está crescendo rapidamente.

2. A pandemia fez com que os pastores reavaliassem as suas prioridades. Sam Rainer se refere à nossa realidade atual como "a grande reformulação". A pandemia levou muitas pessoas, incluindo pastores, a avaliar suas vidas e prioridades. Muitos pastores já estão optando por se tornar co-vocacionais (optando por pastor a tempo parcial, mesmo que a igreja possa pagar uma compensação em tempo integral).

3. Maior prioridade em suas famílias. Esta razão é um subconjunto do número dois. Como pastores refletiram sobre suas prioridades durante a pandemia, muitos saíram com o compromisso de passar mais tempo com suas famílias. Para vários pastores, este movimento exigiu uma decisão intencional de trabalhar meio período na igreja.

4. A tecnologia e os shows paralelos tornaram outras vocações de meio período mais acessíveis. Há pastores como condutores de Uber, a entregar mantimentos, treinar, ensinar online, e muitas outras vocações que não estavam disponíveis no passado recente. Em muitas dessas vocações laterais, os pastores podem definir seus próprios horários.

5. Há uma tendência crescente de distribuição das tarefas pastorais pelos irmãos.. Esses irmãos podem pegar muitas das responsabilidades dos pastores se os pastores optarem ficar em tempo parcial. Conheço várias igrejas que estão a pedir a irmãos para ajudarem com apenas cinco a dez horas por semana.

6. Muitos pastores desejam não depender da igreja por toda a sua renda. Francamente, muitas igrejas são inconstantes. Eles podem desmoralizar ou demitir pastores pelas razões mais absurdas. Um pastor foi ameaçado de demissão se não mudasse sua visão escatológica do milênio, embora sua posição não fosse contrária à declaração doutrinária da igreja. Pastores não querem mais correr o risco de perder toda a sua renda só porque um membro influente não gosta mais deles.

Nós da Church Answers continuaremos monitorando essa tendência. É definitivamente uma tendência crescente que mudará a forma como lideramos igrejas e fazemos ministério.


Sem comentários:

Enviar um comentário