sábado, 16 de abril de 2022

4 passos para levar sua igreja a ser evangelística


por Chuck Lawless - Church Answers Consultor

Quer que sua igreja seja evangelística? Confira essas quatro estratégias para mover sua igreja nesta direção. 

1. Faça uma pesquisa de relacionamento.

Experimente este simples exercício com seus membros da igreja. Peça-lhes primeiro para escrever os nomes de dez crentes com quem eles são próximos o suficiente eles poderiam compartilhar uma preocupação de oração com eles. Quando a primeira lista for concluída, peça aos seus membros que escrevam os nomes de dez descrentes com quem eles estão próximos o suficiente poderiam compartilhar o evangelho com eles. Compare os resultados das duas listas.

Pedi a centenas de igrejas que trabalhassem com este exercício comigo. Minha evidência é apenas anedótica, mas me sinto segura em afirmar essa conclusão: quanto mais tempo uma pessoa estiver na igreja, e quanto maior ela se mover na liderança da igreja, mais provável é que ele ou ela terá problemas para completar a lista n.º2. Uma explicação para nossa falha em evangelizar é simplesmente que não conhecemos muitos descrentes bem.

Use este tipo de pesquisa para mostrar à sua igreja o quão desconectados dos descrentes eles provavelmente são. Até que nossas igrejas admitam o problema, não buscaremos respostas.

2. Faça um estudo bíblico sobre "Como Deus Vê as Multidões".

Muitas vezes me lembro das palavras de Mateus 9:36 — "Quando ele viu as multidões, ele sentiu compaixão por elas, porque elas estavam cansadas e desgastadas, como ovelhas sem pastor." Jesus viu as pessoas, olhou em suas almas, e lamentou por sua condição. Ele os viu através dos olhos da eternidade.

Raramente vemos as pessoas assim. Outros são nossos colegas de trabalho, nossos vizinhos, nossos familiares e nossos amigos – não "ovelhas sem pastor". Vemos o caixa do banco, o empregado do posto de gasolina, o barbeiro e o mecânico sem nunca pensar em sua condição espiritual.

Um primeiro passo para se conectar com o mundo não crente é mudar a maneira como vemos os outros. Todos são "ovelhas sem pastor" além de Jesus. Ajude sua igreja a ver outros que precisam de um pastor.

3. Treine os membros da Igreja para contar sua história.

Quantas pessoas na sua igreja são crentes, mas você não sabe a história de conversão deles? Quantas pessoas não conhecem sua história? Se não contarmos nossa história para outros crentes, não vamos contar isso aos descrentes.

Todo cristão não só tem uma história da graça de Deus; ele ou ela é uma história de graça. Treine seus membros da igreja para contar sua história aos outros usando este simples esboço:

Como era minha vida antes de me tornar um seguidor de Cristo

Como eu sabia que precisava seguir Cristo

Como me tornei um seguidor de Cristo

Como tem sido minha vida desde que me tornei um seguidor de Cristo

Modele como contar histórias recrutando um crente a cada mês para compartilhar sua história de conversão com a congregação. Mostrar uma versão gravada do depoimento ajudará a evitar nervosismo e limitar o uso do tempo.

4. Limpe o calendário da igreja pelo menos uma noite por semana.

Como consultor da igreja, estou impressionado com o quão ocupadas são muitas igrejas. Os eventos são agendados quase todas as noites da semana, e espera-se que os membros "bons" estejam lá para tudo. Não é de admirar, então, que esses membros tenham pouco tempo para desenvolver relações com os descrentes.

Determine como uma igreja para evitar esse caos do calendário tanto quanto possível. Talvez você decida que nenhum evento da igreja pode ocorrer nas noites de quinta e sexta-feira, a menos que o evento seja claramente designado para divulgação. Então, deixe essas noites claras, e desafie os membros da igreja a usar uma dessas noites para investir em relacionamentos com descrentes.

Que sugestões você tem para levar uma igreja a ser evangelística?

Sem comentários:

Enviar um comentário