terça-feira, 2 de janeiro de 2024

A resolução de ano novo de que todos precisamos


O livro mais útil que li (autor do artigo, ver abaixo) em 2020 foi escrito por um mórmon. Mesmo divididos pela fé, o autor tinha sabedoria a oferecer que transcendia nossas categorias. O livro é bem conhecido Os 7 Hábitos de Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen Covey – que tem sido tão influente nos círculos empresariais desde que foi publicado pela primeira vez em 1989. Alguns dos hábitos foram citados de forma tão difundida que se tornaram clichês: "seja proativo", "ganha-ganha", "sinergia".

Mas o quinto hábito de Covey, "Busque primeiro entender, depois ser compreendido", recebeu menos atenção. Isso é uma pena. Em nosso mundo de hoje – em meio à cultura do cancelamento, polarização política e divisões crescentes ao longo de linhas raciais, geográficas e econômicas – esse é um hábito de que todos precisamos. Eu sei que sim.
Muito antes do Twitter ou da presidência de Trump, Covey escreveu o seguinte: "A maioria das pessoas não ouve com a intenção de entender; eles ouvem com a intenção de responder. Ou estão falando ou se preparando para falar. Eles estão filtrando tudo através de seus próprios paradigmas, lendo sua autobiografia na vida de outras pessoas. ... Estamos cheios de nossa própria autobiografia. Queremos ser compreendidos. Nossas conversas se tornam monólogos coletivos, e nunca entendemos realmente o que está acontecendo dentro de outro ser humano."
As palavras de Covey me atingiram fortemente. Pensei imediatamente como, como pai, muitas vezes sou rápido demais para disciplinar meus filhos por desobediência – mas às vezes acho que entendi mal por que eles não me obedeceram. Às vezes, eles tinham uma instrução conflitante da mãe, que eu não conhecia. Às vezes não me ouviam. Às vezes, sua desobediência era mais por fraqueza do que por voluntariedade. No entanto, muitas vezes assumo que eles estão me desafiando.
Ou no trabalho, onde meu trabalho envolve dar conselhos de comunicação para executivos, muitas vezes estive muito focado no que faz uma boa comunicação, do que em como a comunicação se encaixa na tarefa maior que esses executivos estão tentando realizar. Covey escreveu que "a menos que você me entenda e minha situação e sentimentos únicos, você não saberá como me aconselhar ou aconselhar. O que você diz é bom e bom, mas não me diz muito bem." Preciso aprender essa lição.
Os cristãos devem ser os melhores no hábito de procurar primeiro entender. Afinal, a Bíblia expressa uma ideia semelhante em Provérbios 20:5: "O propósito no coração de um homem é como águas profundas, mas um homem de entendimento o atrairá". Ou em Tiago 1:19: "Que toda pessoa seja rápida para ouvir, lenta para falar, lenta para se irritar". Quantos de nós praticamos esses versos nas redes sociais? Ou quando discutimos política?
Muitos de nós – eu incluído – nos concentramos em dizer às pessoas o que pensamos, em vez de realmente tentar entender o que elas pensam e por quê. Ficamos com raiva dos outros por não concordarem conosco. Mas, como cristãos, sabemos – porque a Bíblia nos diz – que ficar com raiva não faz com que nossos próprios pontos de vista aconteçam – mesmo que eles estejam certos. Tiago, no versículo seguinte ao que citei acima, escreve o seguinte: "porque a ira do homem não produz a justiça de Deus".
Muitos de nós – eu incluído – vivemos como se apenas pessoas com visões semelhantes às minhas tivessem algo que valesse a pena ouvir. Assistimos à FOX News ou à MSNBC, ou ouvimos nossos podcasts preferidos que atendem aos nossos preconceitos existentes, ou lemos apenas os escritores com os rótulos com os quais concordamos. Mas tais hábitos de consumo de mídia tornam quase impossível buscar primeiro a compreensão.
Posso ler e me beneficiar de um escritor mórmon porque, como disse Agostinho, "toda verdade é a verdade de Deus". Ou, se preferir um teólogo mais recente, John Frame escreveu em seu livro "A Doutrina do Conhecimento de Deus": "todo conhecimento, como veremos, é um reconhecimento das normas divinas para a verdade; é um reconhecimento da autoridade de Deus. Portanto, conhecendo qualquer coisa, conhecemos a Deus. Mesmo aqueles sem as Escrituras têm esse conhecimento." Isso não é o mesmo que conhecimento pessoal e salvador de Deus, explica Frame. Mas é algo que até os não-cristãos podem ter e do qual os cristãos podem se beneficiar.

Então, meu desafio – para mim primeiro, mas também para outros cristãos – é fazer deste um ano em que buscamos primeiro entender, antes de tentarmos nos fazer entender. Fazer isso nos tornará mais fiéis às escrituras e mais eficazes em nosso testemunho de um mundo dividido. 


Autoria: J.K. Wall é escritor em Indianápolis. É autor de "Messias, o Príncipe Revisitado", publicado pela Crown & Covenant Publications. Ele e sua esposa Christina têm dois filhos, John e Arthur.

Sem comentários:

Enviar um comentário