terça-feira, 2 de janeiro de 2024

5 grandes metas para o novo ano do ministério


Por 35+ anos, a Igreja Saddleback tem feito discípulos através de um processo muito intencional e orientado por propósitos. E ajudamos a treinar dezenas de milhares de outras igrejas para fazer o mesmo. Sempre nos preocupamos com cinco grandes objetivos e, à medida que enfrentamos mais um novo ano de ministério, estamos trabalhando para esses mesmos cinco objetivos novamente.

Ao planear a sua pregação, preparar o seu orçamento e organizar o seu calendário, estou convencido de que as perguntas a seguir o ajudarão a fazer mais discípulos, de forma mais eficaz.

META #1: Vamos aumentar a nossa frequência de serviço de fim de semana.

O primeiro passo em nosso processo de formação de discípulos é reunir a nossa comunidade ao redor no domingo para fazer parte de multidão de salvos. Jesus atraiu grandes multidões e depois desafiou-as a se comprometerem. Pedro desafiou a enorme multidão a seguir Jesus ressuscitado no dia de Pentecostes, e 3.000 o fizeram.

Queremos que o maior número possível de pessoas se aproxime do Evangelho das Boas Novas para que ouçam falar de Jesus. Esse é o ponto de partida, para a maioria das pessoas, na jornada para a maturidade espiritual. Então, o que farás para aumentar a sua frequência ao culto principal da igreja?

- Como vais usar as medias sociais?

- Como utilizarás os meios de comunicação locais?

- Como podes aproveitar eventos locais ou promover eventos especiais?

- Quais ferramentas de convite colocarás nas mãos de membros da igreja local?

- Quais as grandes campanhas usarás como ponto de entrada para novas pessoas?

META #2: Vamos ajudar os participantes a se conectarem melhor.

Só podes fazer discípulos quando as pessoas que se juntam à multidão e ficam por perto. Na verdade, é relativamente fácil fazer com que as pessoas venham. O que é difícil é fazer com que as pessoas fiquem, continuem a voltar e sintam que realmente fazem parte da família.

A verdadeira questão é, como podemos ajudar as pessoas a ver que elas realmente pertencem, e que a melhor maneira de crescer espiritualmente é ser uma parte comprometida do corpo. À medida que enfrentamos mais um ano, estamos a lutar com questões como:

• Como podes colocar todos os membros nos pequenos grupos semanais?

• Como podes dar a cada membro um papel de serviço no Corpo?

• Como podes desafiar mais pessoas a se comprometerem com a igreja?

• Como fazer com que as pessoas se apropriem da missão da igreja?

• Como recompensar a fidelidade a longo prazo?

META #3: Ajudaremos os nossos membros a crescer em maturidade espiritual.

Os discípulos seguem a Jesus. Eles imitam o Seu caráter e aprendem a ser mais semelhantes a Ele, o que só acontece à medida que se aprofundam em sua verdade e graça. E os discípulos em crescimento não dependem apenas da mensagem do fim-de-semana como fonte de alimento espiritual. Eles se tornam auto-alimentadores que estudam a Bíblia, oram, dão e servem.

Como líderes da igreja, nosso papel não é produzir maturidade espiritual. Só o Espírito Santo pode fazer isso. Mas certamente é nosso trabalho criar o ambiente e fornecer as ferramentas para Deus trabalhar.

• Como seus próximos 12 meses de pregação desafiarão as pessoas a serem como Jesus?

• Como podes colocar material devocional nas mãos das pessoas diariamente? 

• Como podes lembrar as pessoas do poder e do potencial da oração?

META #4: Vamos colocar mais pessoas a servir e desenvolver mais líderes.

Quando os membros se envolvem no ministério, eles são muito mais propensos a se tornarem portadores. E quanto mais líderes tiver envolvidos no ministério, mais os seus membros se sentem conectados e cuidados. A capacidade de crescimento de sua congregação aumenta à medida que as pessoas deixam as suas cadeiras para servir aos outros.

• Como podes ajudar as pessoas a descobrir a sua forma única e dada por Deus para o ministério?

• Como podes conscientizar as pessoas de todas as oportunidades que existem para servir?

• Como podes abrir mais oportunidades para as pessoas servirem?

META #5: Cumpriremos a Grande Comissão localmente, globalmente e transculturalmente.

O objectivo final é fazer mais discípulos de Cristo. Alcançamos mais um para Jesus, para que a família de Deus cresça e se torne mais influente para alcançar uma geração perdida com as Boas Novas. Ainda existem milhares de grupos de pessoas não alcançadas no mundo, e quando o corpo de Cristo trabalha em conjunto, podemos nos ocupar em alcançá-los.

Cada igreja local é responsável por alcançar o mundo. Tua igreja é parte da solução.

• Como podes investir mais fundos em missões?

• Como podes conectar-te pessoalmente com cada campo missionário que apoias?

• Como podes enviar mais pessoas em viagens missionárias este ano?

• Como tua congregação pode fazer parceria com uma igreja local em outra nação?

Obviamente, esses cinco objetivos giram em torno dos cinco propósitos bíblicos da igreja, que nunca mudam e permanecem constantes em qualquer cultura. Todos os anos, reavalia e realinha a tua estrutura e estratégia para cumprir os propósitos de Deus em tua cultura circundante.


Rick Warren - http://www.rickwarren.com - O Dr. Rick Warren é apaixonado por atacar o que ele chama de cinco "Golias" – vazio espiritual, liderança egocêntrica, pobreza extrema, doenças pandêmicas e analfabetismo/educação precária. Seu objetivo é uma segunda Reforma, restaurando a responsabilidade nas pessoas, a credibilidade nas igrejas e a civilidade na cultura. É pastor, estrategista global, teólogo e filantropo. Ele tem sido frequentemente nomeado "o líder espiritual mais influente da América" e "Pastor da América".



Sem comentários:

Enviar um comentário