quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

a precariedade da vida

Sem sombra de dúvida o ser humano é extraordinário. Se observarmos a capacidade intelectual e de criação do homem, ficamos admirados. 

O ser humano tem a capacidade de construir pontes (não pontes quaisquer!), pirâmides, palácios, prédios e arranha-céus, helicópteros, aviões e naves espaciais, carros e comboios com a mais alta tecnologia, artes diversas, etc. Há quem diga até que o ser humano já foi à Lua! (Se já foi, porque não voltou a repetir a façanha?!) Desenvolvemos inúmeras formas de comunicar uns com os outros. Desenvolvemos tecnologias que é de ficar surpreendidos, e muitas delas ainda não estão divulgadas e acessíveis ao cidadão-comum, que de um ano para o outro já estão desactualizadas, e até mesmo obsoletas. Nos últimos anos a medicina tem evoluído de forma assustadora! Novas maneiras de combater as doenças têm sido descobertas, etc. Poderia ficar aqui a mencionar imensas coisas nas quais o ser humano é superior, e a lista nunca mais iria acabar. Dizem os cientistas neurológicos de que o ser humano, na sua generalidade, somente usa dez por centro do seu cérebro. Uns usam mais, e outro usam menos. Mas mesmo assim, usando somente os tais dez por cento... uau, é assustador!

Se simplesmente fossemos animais, nossa vida iria ser completamente diferente. Passaríamos nossa vida a acasalar e a procriar, sendo presas de algum outro animal e caçadores para nos alimentarmos. Nem dá para imaginar! Ou melhor, até dá, mas a imagem não seria nada agradável. Sem dúvida alguma, não se pode comparar o ser humano com os animais! 

O ser humano é surpreendente! Mas, de um momento para o outro, alguma coisa acontece, que nos mostra o qual precários nós somos. De repente estamos sentados na explanada de um café, e uns radicais aparecem com metralhadoras (como aconteceu em Paris nos finais de 2015), ou colocam uma bomba e explode sem darmos conta. Um acidente de automóvel acontece, numa viagem que até era curta, que muda o rumo da nossa vida para sempre. Uma doença é descoberta em nosso corpo, que vai levar-nos à debilidade física, e até mesmo outras debilidades. Ou outra "cena" qualquer acontece e o caminho que prevíamos tomar, de repente é mudado.

Lutamos sem medir esforço para construir alguma coisa para usufruirmos em nossos dias mais avançados, ou até mesmo para deixar algo de valor para a descendência. De repente sonhos e projectos são encurtados! 

Quão precário é o ser humano! A vida nesta terra pode ser longa, mas também pode ser curta. Para alguns a vida nem sequer chega a acontecer, pois são brutalmente assassinados antes mesmo de nascer!

Ninguém pode considerar que tem a vida na sua mão e que pode controlá-la. Você mesmo nem pode afirmar que tem a certeza que vai ler este texto até ao fim. A vida não está em suas mãos. O ser humano por mais capacidades que tenha, não tem a capacidade de controlar a vida.

Então, porque tantas guerras? Tantas lutas? Tanta euforia para obter isto e aquilo? Para quê? Hoje e agora é o momento que devemos viver com toda a intensidade de nossa vida... sabendo uma coisa, que depois desta vida há uma outra vida para ser vivida. E é aqui nesta vida que decidimos onde iremos passar a eternidade. Isso, se acreditares em Deus, e no que está mencionado na Palavra de Deus - a Bíblia. 

Mas se não acreditares, que esperança tens tu? Qual a razão da tua vida? Porque motivo trabalhas tu? Porque lutas para dar uma boa educação aos teus filhos? Se acreditar que a vida termina no momento da morte, porque motivo te levantas todos os dias, e lutas para melhorares a tua vida?

Eu acredito que, o ser humano foi criado com a capacidade criadora de Deus, para que possamos fazer desta terra um lutar maravilhoso para nós desfrutarmos dele, e aqui termos relacionamentos saudáveis uns com os outros, e no momento em que a vida nos der um "tropeção", e nossa vida comece a findar aqui, tenho uma outra vida para ser vivida, onde poderei para sempre desfrutar da companhia de todos aqueles que souberam fazer a melhor e a maior escolha que se pode fazer nesta vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário