quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Arrependei-vos


A criação do Homem foi o apogeu de toda a criação de Deus (Génesis 1.27). Depois de tudo criado, tudo estava perfeito (Génesis 1.31). Contudo, Satanás, o inimigo de Deus, não estava contente e desceu para procurar desviar o Homem (Génesis 3), conduzindo-o ao pecado.

Existe uma fronteira entre o Homem e Deus: o pecado. Génesis 3.10 diz: "... ouvi a Tua voz no Jardim e tive medo [consequência do pecado], porque estava nú [Génesis 2.25], e escondi-me." Isaías 59.2 diz-nos: "Mas as vossas iniquidades [1] fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça."

A consequência do pecado é a morte eterna, ou seja, a separação de Deus (Romanos 3.23 - "Porque todos pecaram e destituídos [fora/separação] estão da glória [presença] de Deus"). Também Romanos 3.10 diz-nos: "Não há um justo, nem um sequer..." e no versículo 12 diz que "... todos se desviaram e juntamente se fizeram inúteis [sem valor]..."

Mas... há uma solução! Romanos 6.23 diz-nos que "... o dom gratuito de Deus [graça] é a vida eterna, em Cristo Jesus, nosso Senhor!" (conferir Efésios 2.8,9).

Para haver a reconciliação com Deus, o Homem necessita arrepender-se do seu caminho errado! Como vai arrepender-se? Através de dar ouvidos à pregação da pregação do Evangelho do Reino, e acreditar nessa pregação! Marcos 1.14,15 diz: "E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galileia, pregando o Evangelho do Reino de Deus, e dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho."

A palavra "arrependimento" significa: mudança de mente ou mudança de atitude e coração (Génesis 6.6,7 [2]); quer também dizer: uma completa mudança de direcção.

A Queda do Homem produziu nele uma mente de rebelião contra Deus e a Sua vontade. O Homem procura o seu próprio caminho. Efésios 2.3 - "entre eles todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne [3] e dos pensamentos..." O Homem tornou-se independente: "Faço o que eu quero", "Sou dono da minha vida!", "Não tenho que dar satisfações a ninguém!", etc.

O objectivo do Evangelho de Cristo é atingir a raíz do problema: levar-me ao arrependimento para que haja uma mudança de atitude! Mudança de uma atitude de independência para uma atitude de dependência; de uma atitude de rebelião, para uma atitude de submissão (sujeito a Cristo em tudo).

Quando há um verdadeiro arrependimento (mudança de atitude), os nossos actos (acções) irão mudar. N Salmo 51 o rei David expressou uma profunda dor por haver ofendido a Deus com o seu pecado (adultério e homicídio). Então, o rei David confessou os seus pecados, renunciou-os e, esperando a misericórdia de Deus, implorou que o Senhor o restaurasse. No Salmo 32, ele expressa a alegria de ter experimentado e alcançado o perdão de Deus.

Quando há genuíno arrependimento, Deus apaga completamente os pecados do Homem (Hebreus 8.12).

[1] Iniquidade = Tornar normal o que é pecado, não sentir culpa pelo pecado cometido, de tanto uma pessoa cometer o mesmo pecado ou coisa errada, não se arrepender pois já acha o que fez absolutamente normal.
[2] O "arrependeu-se Deus" não é um arrependimento de propósito, mas uma mudança de atitude.
[3] Gálatas 5.19-21 versus Gálatas 5.22-25






Sem comentários:

Enviar um comentário