segunda-feira, 13 de junho de 2016

jovens abandonam a igreja


Um estudo realizado em 2011 realizado pelo Grupo Barna, ofereceu explicações porque os jovens cristãos dos EUA estavam a deixar as suas igrejas locais. Os razões apresentadas incluem uma ideia geral, a qual afirma que a igreja é super-protectora, e que o cristianismo é muito exclusivo, publicou a revista "Charisma News".

O Grupo Barna, realiza estudos sobre a espiritualidade e o cristianismo nos EUA. Este estudo em particular foi composto por outros estudos nacionais, incluindo entrevistas com adolescentes, jovens adultos, pais, pastores de jovens e pastores principais.

Não há uma razão principal que determine, porque os jovens cristãos saem da igreja. Segundo as informações do Grupo Barna, seis temas importantes vieram ao de cima porque 3 em cada cinco jovens cristãos saem da igreja de forma temporária ou permanente.

Os jovens disseram as seguintes razões: (1) a igreja é super-protectora; (2) o cristianismo é superficial; (3) as igrejas se apresentam como antagónicas à ciência; (4) as igrejas cristãs são frequentemente simplistas, fanáticas com a sexualidade; (5) as igrejas lutam com a natureza exclusiva do cristianismo; (6) a igreja fica hostil aos que têm dúvidas.

Em certo sentido, este resultado não é nada novo. O evangelista Sammy Tippit, assinalou que a igreja sempre teve dificuldade com lidar com os jovens. "Os jovens estão num período de transição, disse Tippit. "Estão num período de serem independentes. Então num período de descoberta de si mesmos, quem são, qual é o seu propósito. Isso é difícil para a Igreja, porque a Igreja tem outros valores concretos muito sólidos."

"De alguma forma não estamos a comunicar o evangelho aos nossos jovens." Para os pais, Tippit deixa algumas sugestões: devem proporcionar uma base sólida de ensino sobre os valores cristãos.

"Essa é uma das chaves reais que a Igreja tem que entender: não se pode manter os jovens numa pequena caixa. Não vai funcionar. Há que dar-lhes liberdade de falhar, a liberdade de descobrir por eles mesmos."

Sem comentários:

Enviar um comentário