sábado, 11 de junho de 2016

estudo encontra a primeira prova científica de que há vida depois da morte


Está agora não havia evidência científica, pelo que se pensa que milhões de pessoas tiveram experiências claras de consciência antes da morte, mas nunca havia sido provada por cientistas. Agora isso mudou.

Cientistas da Universidade de Southampton, em Inglaterra, encontraram evidências de que a consciência pode continuar durante alguns minutos depois da morte clínica, algo que até pouco tempo era considerado impossível.

Considerado o maior estudo médico sobre experiências fora do corpo, a investigação demorou quatro anos já que foram analisados uns 2060 casos de pessoas que sofreram paragens cardíacas em 15 hospitais dos Estados Unidos, Inglaterra e Áustria.

A evidência a respeito da consciência, depois de que o cérebro fica desconectado completamente foi possível em aproximadamente em 40% dos pacientes. Depois de serem considerados clinicamente mortos, a actividade cerebral continua durante 3 minutos depois que o coração pára por completo. Isto sempre foi um tema controverso.

Dentro dos 330 que sobreviveram, 140 aceitaram ser entrevistados e 55 deles (39%) disseram que tinham alguma percepção ou recordação do momento que estiveram "mortos". Somente dois tiveram recordações precisas desta experiência.

Alguns pacientes recordaram ter visto uma luz brilhante ou uma espécie de sol brilhante. Muitos não recordam detalhes específicos. Um em cada cinco disse que sentia uma sensação incomum de tranquilidade, cerca de um terço disse que o tempo havia desacelerado ou acelerado.

Outros reportaram sentimentos de medo, e também a serem arrastados por correntes. Cerca de 13% disseram que sentiram separados de seus corpos e um número similar disse que se sentiram agonizados. Por outro lado, 8% afirmou ter sentido algum tipo de presença mística ou uma voz identificável, e outros 3% viram "espíritos".

O caso mais intrigante é de um homem de 57 anos, que afirma ter abandonado seu corpo completamente. Ele relatou com detalhe as acções da equipa de enfermagem e descreveu os sons das máquinas.

"Sabemos que o cérebro não pode funcionar quando o coração deixa de bater", disse o Dr. Sam Parnia, um investigador que dirigiu o estudo. "Contudo neste caso, a percepção consciente parece haver continuado por cerca de 3 minutos depois que o coração parou. Normalmente, o cérebro apaga-se entre 20 a 30 segundos depois que o coração pára", disse Parnia.

Até agora não havia evidência científica, pelo que se estima que milhões de pessoas tiveram experiências claras de consciência perante a morte, mas nunca havia sido provada por cientistas. Mas isso agora mudou.

O Dr. David Wilde, psicólogo e investigador da Universidade de Nottingham Trent, está a compilar dados sobre as experiências fora do corpo, tratando de encontrar um padrão para vincular cada episódio.

Ele espera que sua investigação anima a novos estudos sobre o tema.

Fonte: The Telegraph

Sem comentários:

Enviar um comentário