terça-feira, 30 de dezembro de 2025

criacionismo (parte 4) - o código genético



Após concluir a bela obra da criação dos céus e da terra, Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança.” Este versículo de Génesis 1:26 foi escrito muitos séculos antes das leis científicas. A História sobre as obras da criação de Deus foi registada num livro para que todo o Homem soubesse que nada foi feito por acaso. Todo o Universo foi criado pela sabedoria e omnipotência de Deus.

A Bíblia não nos conta apenas o que Ele criou, conta também como Ele criou. Como deu forma à Terra, como criou o Homem de um modo especial, moldando-o do barro e soprando em suas narinas e fôlego de vida. 

Conhecendo melhor a célula, base da vida:

O ser humano é composto por uma multidão de células. A célula é a unidade básica do nosso corpo e de uma enorme complexidade. Possui um núcleo onde se situam os cromossomas. Cada cromossoma possui os genes que por sua vez contêm o ADN (ácido desoxirribunucleico).

A célula pode ser comparada a uma fábrica pois é ali que se fabricam as substâncias para alimentação do organismo. A vida mantém-se pelo trabalho que a célula fornece constantemente. E o metabolismo consta de dois tipos de reacções: as químicas que retiram a energia dos alimentos e as de síntese que produzem, a partir dos alimentos, as moléculas de que a célula tem necessidade.

A molécula ADN representa uma escada em espiral com milhares de degraus de 4 tipos diferentes. O modo como estes quatro tipos de degraus se apresentam na molécula ADN, funciona como um código de vida, uma espécie de matriz, fornecendo instruções a outras moléculas na célula. A molécula ADN tem assim uma matriz para produção de moléculas denominadas proteínas, produzindo unicamente proteínas úteis para o organismo. 

A espécie de organismo, formato e funcionamento do corpo está dependente desses grupos de degraus presentes na molécula ADN e do modo como eles estão ordenados. Os degraus da molécula de ADN poderão organizar-se de inúmeros modos. Cada indivíduo possui a sua individualidade e particularidade.

O código de vida é deveras complexo, com as suas particularidades, constitui uma matriz, a partir da qual são fabricadas exactamente as moléculas do tipo que a célula necessita. 

Afinal, a vida é mais complexa do que possa parecer à primeira vista! Complexa demais para que possa ter surgido por acaso!

Cada ser vivo possui as suas próprias células com um número diferente de cromossomas, conforme a sua espécie. O ser humano distingue-se de todos os outros seres vivos, com os seus 46 cromossomas. Mas não é só esta a diferença do ser humano que o distingue dos animais. São muitas as diferenças. 

Há uma barreira cromossómica que impede o cruzamento entre animais de espécies diferentes. Existe uma enorme diferença entre as diversas espécies de animais.

“Um só cromossoma de uma única célula humana, contém informação suficiente que daria para escrever dois mil livros de mil páginas cada um”, disse o Dr. John Paul da Escócia num Congresso sobre cancro e genética, na Universidade Berkeley, Califórnia, EUA.

Também o Dr. Monty White afirmou que as informações químicas necessárias à edificação de um ser humano necessitariam de uma biblioteca de mil volumes de 500 páginas cada um, se fossem escritas com os caracteres de uma língua europeia” (A.J. Monty White, “The Scientific Case for Creation”, MRSC, Lausanne, 1993, pág. 8).

Os genes são formados por longas moléculas de ADN. E como uma molécula é um conjunto de átomos, o seu tamanho é variável, em função da quantidade dos mesmos.

A molécula ADN poder-se-á considerar de tamanho gigantesco, comparada com uma molécula de água. Enquanto esta é formada por somente três átomos (H2O), sendo dois de hidrogénio e um de oxigénio, a molécula ADN é formada por milhares de átomos (em cacho) de carbono, hidrogénio, oxigénio, azoto, fósforo e enxofre, ordenados de um modo muito especial.

As moléculas vivas, como o ADN, proteínas e ácidos nucleicos, são constituídos exactamente dos mesmos átomos que as moléculas sem vida. A diferença está no modo como os átomos se arranjam entre si. Deste modo, poderemos dar razão à Bíblia. Deus formou o ser humano a partir do “pó da terra”. Depois suprou-lhe o fôlego da vida, o que constitui, certamente, um arranjo molecular. 

Se não foi pela intervenção de Deus, de onde mais poderia ter surgido a vida? De outras coisas mais pequenas? Do vírus? O vírus é muito menos complexo que uma célula! No entanto, como parasita, não pode viver sem ela. Por isso não a pode ter precedido. Além disso, o virús é um parasita, nocivo a qualquer forma de vida.

O Genoma Humano:

Com os seus estudos e experiências sobre o genoma humano, os próprios cientistas derrubaram por terra de uma vez por todas a farsa da evoluição das espécies.

Ao fazer experiências com ervilhas, em 1866, o botânico Gregor Mendel descobriu que as características hereditárias de todo ser vivo são determinadas por dois genes, um proveniente do pai e outro da mãe, e que os pares de genes separam-se em gerações seguintes de forma independente. Estas descobertas estabeleceram as bases científicas para o código genético. 

O que é o código genético?

São características de uma mesma espécie naturalmente transferidas para gerações sucessivas da mesma espécie. A substância responsável por esse código é o ácido desoxirribonucleico (ADN) que actua em nossas células. É ele que determina a forma e a função de cada célula.

De acordo com o ADN, cada espécie é programada para procriar a sua própria espécie, não permitindo a produção hereditária entre espécies diferentes.

Mendel comprovou cientificamente que cada espécie de animal só pode produzir a sua espécie. 

E quanto ao projecto genoma humano?

Esse projecto foi criado em 1990 com o apoio de 18 países. O genoma humano mapeia mil milhões de bases químicas de ADN. Depois de muitas pesquisas sobre o genoma humano, os cientistas concluíram que todos os homems descendem de um único homem que viveu na África Oriental.

Ora, isto é um facto confirmado pela Bíblia desde há muitos e muitos anos, quando a Bíblia afirma: “… façamos o Homem à nossa imagem e semelhança…” (Génesis 1:26).  

As verdades sobre o genoma humano, ADN e o código genético, foram escritas na Bíblia Sagrada já muitos séculos antes de a Ciência descobrir tudo isso.

Continua... clique AQUI


LIVRO SUGERIDO: "Criacionismo: verdade ou mito? de Ken Ham (Esta obra ensina ao leitor respostas que unem ciência e fé e como utilizá-las para defender a Palavra de Deus. Escrito por diversos cientistas internacionais, o livro é repleto de charges, infográficos, fotografias, linhas do tempo, desenhos explicativos e, também, um texto de linguagem acessível, que torna seu entendimento muito mais fácil. Aprenda sobre Gênesis, evolução, dinossauros, datação do carbono, fósseis e muito mais. Tenha as respostas certas na ponta da língua!)

.............

Gostaria de convidar-te a fazeres uma maratona espiritual comigo.
A Bíblia incentiva-nos a crescer espiritualmente, e através dos estudos que aqui serão partilhados terás a oportunidade de conhecer melhor o que a Palavra de Deus diz sobre diversos temas.
A Bíblia afirma que “o meu povo perece por falta de conhecimento” (Oséias). Por isso, convido-te a cresceres no teu conhecimento bíblico, para que sejas bem-sucedido, como nos ensina Josué 1:8.
Investe na tua eternidade! ✨📖

Clica AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário