sexta-feira, 30 de outubro de 2015

fazendo discípulos

Acho muito interessante ver a ordem de Jesus contida em Mateus 28:19, "Fazei Discípulos". Estas duas palavras dizem muito:

1°) Note que Jesus disse "fazei" ou "façam", isso conota que da parte daqueles que receberam a ordem, algo deveria ser construído. Se o Mestre pedisse "conquistem", nós só precisaríamos achar, ou lutar por eles, se a ordem fosse "convençam", então teríamos que treinar nossa oratória e conhecimento bíblico, ou se ele falasse, "achem onde estão" só precisaríamos colocar em cartazes, programas de TV ou Rádio, shows e festas que estávamos os procurando. "Fazer" envolve estas coisas, mas envolve uma palavra maior, "envolver". Quem quer construir algo precisa entender que aquilo que é duradouro é feito com calma, conhecimento, amor. Fazer discípulos é construir junto com alguém um carácter para que este seja o mais próximo de Jesus.

Logo: Fazer = Construir envolvendo-se

2°) A palavra é "discípulo". Jesus não disse "Fazei evangelismos", porque apesar deste ser importante, é apenas um passo do discipulado. Cristo não falou "Fazei cópias", os discípulos tinham suas personalidades e o Mestre respeitava. Ele muito menos falou "Fazei Sentimentalistas" pois apesar do amor dEle me emocionar eu ainda preciso estar firme nos alicerces da Palavra de Deus. Ele disse "DISCÍPULOS", por que esta palavra leva a aprendizagem, um discípulo é alguém extremamente dedicado, não aceita nada mais do que o máximo, porém toda essa dedicação é para o aprendizado. Por isso ser o melhor discípulo significa que você é o melhor aprendiz. Ah! por isto também que ele não disse "fazei mestres".

Logo: Discípulo = Se dedicar sempre aprendendo

Sabendo disto precisamos apenas colocar mais uma informação, a ordem de Jesus foi dada a pessoas que já eram consideradas Seus discípulos, isto é, essas duas palavras necessitam ser um ciclo. Só um discípulo pode fazer outro.

Agora juntem comigo estas duas palavras: Fazer = Construa envolvendo-se, e Discípulo = Se dedicar sempre aprendendo e coloque junto nossa última informação sobre o ciclo do discipulado, pronto, agora podemos entender de maneira plena a ordem de Cristo. Jesus pediu para pessoas dedicadas e prontas a aprender (discípulos) que construíssem um relacionamento baseado no envolvimento (fazer) até que estas pessoas pudessem se tornar dedicadas e tão humildes que sempre estivessem prontas a aprender (discípulos).

Se essa ordem de Cristo fosse realmente nossa bandeira, nossas amizades, nossas famílias, nossos estudos bíblicos, escolas sabatinas, cultos, seriam voltados para a aproximação e essa com muita paciência. Ao invés de críticas traríamos um abraço que lembraria que todo aprendiz tem erros, ao invés de longas discussões teríamos este tempo para ouvir, pois como posso construir alguém sem saber quem é? Ao invés de falsas prosperidades entenderíamos que o chamado de Jesus foi e sempre será um pedido para me doar, no tempo que for preciso e com toda perseverança que Ele teve por mim!

FAZEI DISCÍPULOS!

Adaptado de Tiago Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário