sexta-feira, 30 de outubro de 2015

(re)baptismo nas águas


Num destes dias li um comentário no Facebook de alguém que estava muito triste com outra pessoa, pois esta havia sido novamente baptizada. Pelo que pude constatar a pessoa que foi rebaptizada havia anteriormente frequentado uma determinada igreja* e agora estava a frequentar uma outra igreja*. Com isso, ela foi novamente baptizada nas águas. A pessoa que ficou triste com a atitude da pessoa que foi rebaptizada fazia parte da liderança da primeira igreja*, e comentou que a pessoa que havia sido rebaptizada...

Haverá necessidade de uma pessoa ser novamente baptizada nas águas? O que levará a pessoa tomar a decisão de ser rebaptizada?

Bem, analisando sem fazer uma análise profunda ao tema, consigo compreender o rebaptismo em alguns casos: 

- Um deles é quando uma pessoa vem de uma igreja* onde se pratica o baptismo de bebés, quando seus pais decidiram por ela. Aí ela cresceu, e convicta na sua fé, toma a decisão de cumprir o mandamento de Jesus.

- Um outro caso é quando a pessoa foi baptizado somente em nome de Jesus. Na Bíblia encontramos que os discípulos de Cristo baptizavam "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (Mateus 28.19).

- Um outro casos é quando uma pessoa vem de uma outra igreja* em que a actual igreja* não a considera como igreja* que professa a mesma fé. Não aceitando o primeiro baptismo como válido, motiva a pessoa ser novamente baptizada.

- Um outro caso é quando a pessoa reconhece que quando foi baptizada não tinha consciência do passo que estava a dar e do compromisso que isso implica perante o Corpo de Cristo e o Reino de Deus. Sei de pessoas que foram baptizadas por "pressão" por parte de suas lideranças espirituais na altura, por precisavam de apresentar números de baptismos realizados; outros foram novamente baptizados porque no momento em que foram primeiramente baptizados não o fizeram com a motivação certa - por exemplo: porque queriam ser baptizados juntamente com A ou B, pressão de pais, etc.

* "igreja". Entenda-se que quando escrevo "igreja" neste texto estou a referir-me a uma denominação, e não ao verdadeiro significado da palavra.

    Sem comentários:

    Enviar um comentário