terça-feira, 29 de março de 2016

O Reino de Deus - parte 2



(continuação)

O reino foi bem mais importante para Jesus do que é para nós hoje. Se o Reino de Deus foi tão central para Jesus e para a igreja primitiva, porque ouvimos falar tão pouco dele hoje, até mesmo nas igrejas cristãs? Em parte, porque muitos têm dificuldade em ver que o Reino se expressa hoje, vendo-o mais como algo que pertence ao passado ou ao futuro. Na verdade, o Reino tem seu alcance no passado, quando Jesus estava aqui entre nós. Ao mesmo tempo, revela-se no presente, porque Jesus reina em nós, e expressa e estende Seu Reino através de nós. Finalmente, será consumado e revelado em sua plenitude no futuro, quando Jesus voltar e colocar todas as coisas debaixo de Seus pés.

Depois de dito isto... vemos que a Igreja Cristã, o Cristianismo, está em crise! E nem nos apercebemos disso! Vamos ver algumas diferenças entre a fé e vida da igreja primitiva e a fé e vida da igreja actual:

O nome comum pelo qual os membros da igreja primitiva foram conhecidos era "discípulo". O nome comum pelo qual os membros da igreja actual são conhecidos é "cristão". Mas essa designação era muito rara nas primeiras décadas da Igreja. Apenas aparece no Novo Testamento três vezes, em geral como nome usado por pessoas não crentes para falar dos crentes. Se perguntássemos para os membros da igreja primitiva se eles eram cristãos, provavelmente ficariam confusos quanto ao significado do nome. Hoje, se perguntarmos para os membros das igrejas se são discípulos, também ficarão confusos! O nome "discípulo" ou "discípulos" aparece 289 vezes no Novo Testamento. Qual a ênfase no Novo Testamento: discípulo ou cristão? Qual é a ênfase hoje? 

Percebe a nossa crise?

Sem comentários:

Enviar um comentário