sábado, 13 de março de 2021

10 dicas para reabrir o ministério de crianças na sua igreja



Após muitos meses de distanciamento físico/social, algumas igrejas estão a começar a suspender as restrições às reuniões da igreja. A reabertura de igrejas cria um dilema interessante para os ministros das crianças. Como implementar um plano de distanciamento social dentro do ministério das crianças?

A pediatra reformada e membro do conselho do Hope Network Ministries, Dra. Debbie Zancanaro, mencionou algumas das melhores práticas que os líderes da igreja podem considerar antes de reabrir os programas de ministério de crianças. A Dra. Zancanaro também é voluntária do ministério infantil em sua igreja, então ela conhece o ambiente típico da igreja e fala com sabedoria e experiência em relação à nossa situação atual.

Lembre-se de que os líderes são tentados a fazer muito durante uma crise. E se você mantivesse o ministério das crianças focado e simples?

PREPARE O SEU MINISTÉRIO DE CRIANÇAS PARA REABRIR DURANTE A PANDEMIA:

As informações a seguir são detalhadas e podem parecer extensas, mas também são um óptimo conselho:

1) O VÍRUS ESTÁ AQUI PARA FICAR.

Os governos estão a assumir um risco calculado ao suspender as ordens de distanciamento físico/social. Mesmo que a curva de contágio tenha baixado, lembre-se de que o potencial para o vírus se espalhar ainda existe. As igrejas que reabrem devem fazer todo o possível para manter os seus membros e comunidade seguros, seguindo as melhores práticas quando se trata de distanciamento físico/social.

Confira algumas dicas para prevenir a covid-19 no regresso às aulas.

2) OS VÍRUS PRECISAM DE UM LUGAR PARA VIVER.

Os vírus precisam de um hospedeiro, e é por isso que as precauções de distanciamento social são essenciais se sua igreja decidir reabrir. Não dê ao vírus um lugar para morar. Portanto, relaxe lentamente as políticas de distanciamento social, permitindo que todos se ajustem a cada medida, observando com atenção tudo o que possa criar uma situação insegura. Obviamente, os líderes locais divulgarão orientações que as igrejas devem seguir. Mas, considere se sua igreja pode fazer ainda mais para reduzir o risco de infecção? Se sim, faça.

3) PREPARE TODOS OS PAIS E VOLUNTÁRIOS ANTES DE REABRIR

Os líderes da Igreja precisam comunicar todas as novas expectativas e procedimentos com antecedência aos pais e voluntários. Use várias fontes de comunicação, como vídeos, correspondências e apostilas, para explicar esses novos procedimentos. Além disso, use placas, cartazes e apostilas dentro do prédio de sua igreja para lembrar a todos sobre seus novos procedimentos.

4) A SEPARAÇÃO POR IDADES:

- Bebés / Crianças: existem diferenças de opinião. Portanto, a solução mais segura, as crianças que usam fraldas precisam ficar com os pais. (Entrevistei um segundo pediatra. Sua sugestão, se as crianças frequentam o berçário, mantenha uma proporção de voluntários de 1:1.)

- Pré-escolares: se a criança não usa mais fralda, essas crianças podem frequentar as aulas. Mas, eles precisam sentar-se em seus lugares, a dois metros de distância, e seguir as instruções. Se não, eles deveriam ficar com seus pais.

- Elementar: desde que sigam as instruções, devem estar bem na aula. No entanto, continue a ler o artigo, há outros cuidados a serem tomados com as crianças que frequentam as aulas.

5) MANTENHA OS GRUPOS DA MESMA IDADE JUNTOS A CADA HORÁRIO DE REUNIÃO.

Por exemplo, se as crianças do 1.º e 2.º ano lectivo normalmente se reúnem na mesma sala de aula no domingo de manhã, mantenha a consistência durante os outros horários das reuniões e de semana a semana. Além disso, use os mesmos voluntários todas as semanas. Assim, saberá quem esteve junto para o caso de alguém adoecer. Seja extremamente cuidadoso em manter a sua frequência de aula (folha de presenças) atualizada.

6) COLOQUE AS ORIENTAÇÕES PARA EVITAR A PROPAGAÇÃO DE DOENÇAS DENTRO DA SALA DE AULA.

- Desinfecte todas as salas de aula com produtos higienizantes antes e depois das aulas.

- Mantenha grandes garrafas de desinfectante (álcool-gel) para as mãos em todos os compartimentos/salas e desinfecte as mãos das crianças assim que chegarem.

- Mantenha as luvas na sala, apenas para garantir. Não há necessidade de usá-los, a menos que haja uma preocupação.

- Designe um assento ou tapete para cada criança e identifique esse assento ou tapete. As crianças devem sentar-se no mesmo lugar todas as semanas.

- Além disso, os assentos ou esteiras devem ficar a seis pés de distância das outras crianças.

- Crie sacolas, etiquete-as com o nome de cada criança e não compartilhe os suprimentos (giz de cera, tesoura, cola, Bíblias, etc.).

- Além disso, nem mesmo leve comida para a sala de aula. As mãos das crianças precisam ficar longe de seus rostos.

- Na mesma linha, materiais de sala de aula e brinquedos devem estar fora de alcance das crianças.

7) TORNE A SUA POLÍTICA DE BEM-ESTAR DAS CRIANÇAS CLARAMENTE VISÍVEL PARA TODAS AS FAMÍLIAS E APLIQUE-AS.

- As crianças precisam estar sem febre, tosse, e outros sintomas da covid-19, por 24 horas antes de ir às aulas.

- As crianças não podem ir às aulas se tiverem diarreia ou vómito nas últimas 24 horas.

- As crianças não podem assistir às aulas com sintomas de olhos avermelhados.

- Numa base caso a caso, os pais e voluntários precisam distinguir entre alergia e doenças respiratórias superiores. Para algumas crianças, os sintomas de alergia são comuns e duram por longos períodos; não queremos mantê-los fora das aulas por meses.

8) DESIGNAR VOLUNTÁRIOS COMO MONITORES E TREINÁ-LO PARA AS SEGUINTES SITUAÇÕES:

- Se uma criança ficar doente durante a aula, o monitor precisa levar a criança de volta aos pais, mantendo um distanciamento seguro e confortando a criança. Esta não é uma tarefa pequena!

- Além disso, os monitores precisam ser capazes de entrar adequadamente num casa de banho designada para uso do ministério infantil e desinfectar o mesmo após cada uso. Um spray desinfectante (ex. Lysol) pode ser tudo o que é necessário com uma limpeza completa após cada aula.

- Os monitores podem ajudar os professores a observar as crianças quando elas chegam e falar com os pais sobre quaisquer preocupações.

- Esses monitores precisam de luvas e precisam ser extremamente cuidadosos com os cuidados necessários. É provável que entrem em contato com crianças doentes.

9) CONSIDERE REAVALIAR OS SEUS PROCEDIMENTOS DE RECEPÇÃO E ENTREGA DAS CRIANÇAS E LOCAL DAS REUNIÕES DO MINISTÉRIO DAS CRIANÇAS.

Em muitas congregações, as classes infantis se reúnem em todo o edifício, sem uma área central reservada para as crianças. Se alguém está doente, esse movimento em todo o prédio aumenta o risco de exposição em cada local que a família visita. Por causa disso, as igrejas precisam de um local de entrega / recepção para as crianças. Então, os tempos de entrega escalonados por idade irão minimizar o tráfego naquela área e ajudar a diminuir o número de pessoas reunidas em um espaço.

10) PROTEJA OS SEUS VOLUNTÁRIOS. OFEREÇA-LHES A OPORTUNIDADE DE DEIXAR DE EXERCER O VOLUNTARIADO

Muitos voluntários também são membros de uma população vulnerável, devido à idade ou a problemas de saúde pré-existentes. Designe um ministro ou líder para falar confidencialmente com cada voluntário, verificando se eles estão dispostos a servir e dando-lhes a oportunidade de revelar preocupações sobre saúde que podem não ser conhecidas pela congregação. 

Além disso, tenha muito cuidado ao pressionar um voluntário a servir porque você acha que ele está apto para servir. Muitas pessoas lidam com problemas de saúde em particular e podem até se colocar em risco para ajudar as crianças e a igreja.

CONCLUSÃO:

Para reduzir o risco de propagação de germes em suas congregações, os líderes da igreja precisam identificar todas as opções para manter os espaços de seu ministério higienizados. Mais importante, porém, as igrejas provavelmente precisam lutar com a pergunta: “Este é o momento certo para nossa congregação retomar a programação regular?” Enquanto as congregações estão ansiosas para adorar juntas, a disseminação adicional da doença pode desencadear outra rodada de pedidos para ficar em casa. E embora as crianças provavelmente não fiquem extremamente doentes, elas têm a mesma probabilidade de contrair o vírus e, possivelmente, transmiti-lo a outras pessoas. Ou, que tal considerar a abordagem do meio-termo - adoração intergeracional que intencionalmente convida crianças e adultos a adorarem juntos?


Sobre a Dra. Debbie Zacanaro - A Dra. Zacanaro praticou medicina por 35 anos em consultório particular e em um hospital universitário com residentes de pediatria e medicina familiar. Depois de trabalhar por 35 anos, ela se reformou, oferecendo-se como pediatra para populações de imigrantes sem acesso ao Medicaid, e atua no Conselho de Diretores da Hope Ministries Network e do The Well Coffeehouse, um NFP que usa seus lucros para cavar poços em países do terceiro mundo . Ela e seu marido há 41 anos frequentam a Igreja de Cristo do Centro Norte, onde ela dá aulas no ministério infantil.


Fonte: AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário