terça-feira, 18 de março de 2025

tua vida diante do trono (3)



“A maior aventura na vida de um homem é conhecer a Deus” (Pr Márcio Valadão). 

O adorador é esta pessoa que pode contemplar a beleza do Senhor. É uma pessoa apaixonada que, atraída pela formosura do ser amado é capaz de passar horas a fio apenas a contemplar e a se deliciar nessa intimidade. Mas, conforme já mencionado anteriormente, o adorador entende o princípio de que ele mesmo é o templo, é o lugar da adoração e, por isso, em sua vida corriqueira ele contempla a beleza do Senhor. Ele ouve o canto dos passarinhos, reconhece o poder de Deus na natureza. Agradece ao Senhor pela chuva, sol, frio, calor. Reconhece o cuidado e a provisão de Deus nas mínimas coisas de sua vida. É adorador que consegue contemplar a beleza do Senhor até mesmo na hora da adversidade. Ele contempla a soberania, o poder de Deus, e em cada dificuldade enxerga uma oportunidade para contemplar e conhecer um pouco mais a facilidade do Senhor. 

E o que vem a ser “meditar no seu templo?” Essa palavra meditar é muito interessante. Ela significa questionar, procurar entender e por isso o adorador é aquele que é transparente com Deus. Ele tem comunhão e intimidade com o Senhor e pode conversar com Ele. Deus não quer que sejamos falsos e lhe entreguemos louvor com nosso lábio estando o nosso coração fechado, ferido, magoado, revoltado. É na presença dEle que podemos nos abrir e derramar nossos questionamentos, nossa angústia e dor. Sobrenaturalmente, a paz de Deus que excede todo o entendimento, preenche nosso ser ainda que não tenhamos todas as respostas que gostaríamos de ter. É o que está escrito em Filipenses 4:6,7: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus.” 

Realmente é muito bom ser um adorador. Mas não um adorador qualquer, que se contente com pouco. É importante não apenas desejar essa intimidade com Deus, mas como David disse, eu a “buscarei”. 

Talvez não tenhas ainda desenvolvido a consciência de ser templo, de viver uma vida de adoração, oferecendo a Deus um culto constante, em todo tempo, em tudo o que tu fazes e é. E não imaginas que um raio vai cair do céu, e de uma hora para outra vais te tornar amigo íntimo de Deus. Precisas buscar este relacionamento. 

Se com teus pensamentos ainda não consegues oferecer culto a Deus, preenche a tua mente com informações que te edifiquem. Colossenses 3:1,2 diz: “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são daqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está escondida juntamente com Cristo, em Deus.” E Filipenses 4:8, diz: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” 

Faz com que teus pensamentos passem por esta “peneira santa”. Certamente te ajudará a agradar ao Senhor com a tua mente. Por exemplo, se ouvires uma fofoca a respeito de alguém joga essas palavras no esquecimento, pois a Palavra de Deus te instruiu a preencher os teus pensamentos com o que for de boa fama. 

Outro exemplo que talvez não venha agradar alguns (muitos), é que a “peneira santa” nos instrui a “se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. É verdade! Se algo não expressa louvor a Deus, não deve ocupar nosso pensamento. Deixa-me ir direto ao ponto. Ouvindo músicas seculares, ainda que não sejam inspiradas diretamente por satanás, estarás a preencher os teus pensamentos com outras coisas que não são louvor a Deus. A música é um instrumento que foca o profundo da alma do homem. Imediatamente uma pessoa pode não perceber o tanto que está sendo influenciada por uma melodia ou letra de uma canção, mas com certeza ela está impregnando a tua mente com a mensagem que carrega. 

Sem comentários:

Enviar um comentário