Entre 2018 e 2025, o Registo Civil em Portugal alterou legalmente o gênero e o nome de 3300 pessoas.
Por Bruno G. Santos, em Notícias · 27 Jan 2026
Entre as estatísticas divulgadas, 323 jovens de 16 e 17 anos foram ao Registo Civil para mudar seus nomes e gêneros.
Dados do Ministério da Justiça, citados pelo jornal Público, mostram que em 2025 houve uma leve redução no número de pedidos em comparação com anos anteriores. No ano passado, foram realizados 541 processos, abaixo dos 606 pedidos feitos em 2024.
O aumento no número demonstra os efeitos da legislação em Portugal, que permite que adultos solicitem mudanças de gênero e nome no Registo Civil sem a necessidade de boletim médico. Para jovens com 16 anos ou mais, ainda é necessário um relatório médico e psicológico, junto com o consentimento dos pais, para mudar seu nome e género no Cartão de Cidadão.
---
A Bíblia ensina que é natural e correto se identificar com o género correspondente ao seu sexo biológico. Homens e mulheres têm diferenças físicas, mas têm o mesmo valor diante de Deus. Tentar se identificar com um gênero que não corresponde ao seu corpo físico não é sensato nem saudável.
A Bíblia ensina claramente que Deus criou o homem e a mulher (Génesis 1:27). Não existe nenhuma referência a outro tipo de género na Bíblia. Mas a Bíblia não define rigidamente os papéis sociais do homem e da mulher. Na verdade, ela mostra várias culturas diferentes, ao longo do tempo, onde esses papéis são muito variados.
Em Deuteronómio 22:5, Deus proibiu os israelitas de se vestirem como pessoas do sexo oposto. A razão dada era que Deus tem aversão a isso. Deus não muda, logo Deus continua a não gostar quando as pessoas se vestem como o sexo oposto. Essa regra não se refere a fantasias ou disfarces, quando as pessoas sabem que não são mesmo desse género. Está falando sobre tentar ser algo que fisicamente não é.
Algumas pessoas sofrem muito porque sentem que estão no corpo errado. Mas a Bíblia diz que Deus criou cada pessoa com muito cuidado e atenção (Salmos 139:13-14). Quando rejeitamos nosso corpo físico, rejeitamos quem somos, nossa identidade. Precisamos aprender a aceitar quem somos. Mas isso não significa que temos de agir exatamente de acordo com os padrões de nossa sociedade. Nosso gênero é definido por nosso sexo físico, não pelos estereótipos da sociedade.
Mesmo assim, é importante deixar nosso género claro, para não causar confusão. Isso pode ser feito através de pequenos detalhes, como a roupa que usamos. Precisamos encontrar o equilíbrio, aceitando nosso verdadeiro género, expressando nossa personalidade e procurando não causar escândalo (Romanos 14:16).
Não me identifico com meu sexo, o que devo fazer? Primeiro, precisa saber que Jesus te ama! Não importa o estado em que está, pode vir para Jesus. Ele oferece a salvação de graça. Basta crer.
Se ama Jesus, procure ouvir o que ele quer lhe dizer. Jesus vai lhe mostrar o caminho certo. Pode levar tempo, mas vai ver a diferença. A verdade lhe libertará (João 8:31-32). Deixe Cristo definir sua identidade.

Sem comentários:
Enviar um comentário