Talvez tenha uma série de sermões para escrever, ou talvez um projeto para levar adiante, um vídeo para lançar ou aquele livro que queria escrever e que finalmente deveria começar... etc.
Se és como a maioria das pessoas, antes de começar, se pergunta: estou com vontade? Hoje é o dia? Se és como a maioria das pessoas, a resposta para essa pergunta em 99% das vezes é "Não".
É como se tivéssemos elevado a inspiração a um nível mítico, e isso está nos matando. De alguma forma, nos deixamos levar pela crença de que toda a grande arte, literatura ou invenção nasce de um momento "eureka" (inspiração) que, mais uma vez, nos escapou hoje.
E então dizemos a nós mesmos que talvez a inspiração chegue amanhã. Ou, se não amanhã, na semana que vem. E então, quando estivermos inspirados, as ideias simplesmente fluirão enquanto construímos uma obra-prima.
Sabe o que é isso? É uma grande mentira. É exatamente isso. Se estás à espera que a inspiração te impulsione para a tua próxima grande conquista, vais esperar muito tempo.
Sempre me perguntam como consigo produzir tanto conteúdo — mais de 30 sermões por ano a artigos no blog várias vezes por semana, palestras em conferências, podcasts, escrever livros e desenvolvimento de cursos online.
A resposta é bem simples: senta-te e escreve.
Imagino que, no momento em que leste a frase acima, o teu cérebro começou a gerar mil razões pelas quais não podes sentar-te e escreveres agora mesmo. E esse é exatamente o problema.
Construí a minha rotina e a minha vida em torno da criação de conteúdo. Não dá para passar 50 horas por semana em reuniões ou estar constantemente distraído e produzir num nível significativo.
Deixe-me compartilhar cinco razões pelas quais esperar quase nunca te tornará melhor:
1. A FALTA DE INSPIRAÇÃO É APENAS PROCRASTINAÇÃO DISFARÇADA
Dizer que não consegues escrever ou lançar algo porque não estás inspirado é, na verdade, apenas outra forma de procrastinação. Parece uma forma educada de procrastinar — até mesmo nobre —, mas ainda é procrastinação.
Nunca terminarás o que não começares. Então, começa.
Sabes o que é procrastinação? É uma ladra — uma ladra que rouba o teu potencial dado por Deus. Sonhos morrem porque os líderes procrastinam. Pessoas sofrem porque os líderes procrastinam. E embora eu acredite firmemente na soberania de Deus, às vezes me pergunto se o Reino sofre porque os líderes se acomodam.
Talvez a melhor coisa que possas fazer quando estiveres à espera por inspiração seja chamá-la pelo que ela é: procrastinação.
E se é isso que queres que seja a história da tua vida, continua.
2. SUAS EMOÇÕES SÃO INCONFIÁVEIS
Eis uma verdade com a qual me deparo constantemente: quase nunca sinto vontade de fazer o que preciso fazer.
Raramente quero:
- Exercitar-me
- Alimentar-me de forma saudável
- Dormir o suficiente
- Escrever
- Cumprir minhas obrigações
- Pedir desculpas
Mas, mesmo assim, faço tudo, porque é o certo a fazer.
Descobri que quase todas as melhores as decisões que tomei na vida vieram depois de superarmos dificuldades.
Se eu deixasse as minhas emoções me guiarem, provavelmente ainda estaria tentando me formar no ensino médio.
A boa notícia é que, quando superas as tuas emoções, há uma recompensa: as tuas emoções eventualmente alcançam a tua obediência.
Sei que no meu casamento houve algumas fases em que não nos sentíamos mais apaixonados. Superamos isso. Com o tempo, nossas emoções se alinharam. E estamos mais apaixonados do que nunca.
É assim na liderança e na vida. Tuas emoções acompanham a tua obediência.
Faça o que é certo, quer queiras ou não. Com o tempo, as tuas emoções acompanham a tua obediência.
3. AGIR É MELHOR QUE PENSAR
Deixe-me contar um segredinho triste. Em 2005, tive uma ideia para um livro. O título seria "O Poder do Porquê". O livro abordaria como três palavras surgem em todas as reuniões de liderança: porquê, o quê e como. A palavra mais poderosa — e a mais negligenciada — entre as três é "porquê".
No meu livro imaginário, eu incentivaria todas as pessoas a falarem sobre o porquê duas vezes mais do que falam sobre o quê e o como, porque o porquê une. O quê e o como dividem. Eu incentivaria todos os líderes a começarem e terminarem com o porquê, porque essa é uma maneira muito superior de liderar. Havia muitas outras ideias por trás do livro, e ele mudaria o mundo.
Adivinhem só? Eu nunca escrevi o livro. Na verdade, eu nem sequer comecei.
Mas outra pessoa escreveu. Como vocês provavelmente sabem, o nome dele é Simon Sinek, e ele praticamente domina o universo da palavra "porquê" no campo da liderança, graças ao seu livro best-seller de 2009 e à sua palestra no TED.
Estou a dizer que o meu livro teria sido tão bom ou influente quanto o de Simon Sinek? Claro que não.
Mas ninguém jamais saberá. Porque eu nunca o escrevi.
Lembrem-se disso, líderes: ideias que não são colocadas em prática nunca mudam o mundo; ideias que não são lançadas nunca mudam o mundo.
Desde então, publiquei três livros e, neste mês, estou a finalizar um contrato de publicação para os próximos dois. Estou muito animado com isso.
Parafraseando um velho provérbio: A melhor época para começar foi há dez anos. A segunda melhor época é agora.
4. SUAS MELHORES IDEIAS GERALMENTE VÊM DEPOIS QUE COMEÇA, NÃO ANTES
Um dos motivos pelos quais não consegues começar é porque acha que precisas acumular as tuas melhores ideias para depois começar.
Errado!
E se, na verdade, funcionasse ao contrário?
A maioria das pessoas melhora ao fazer, não ao pensar.
Escrever um primeiro rascunho com nota C+ ou B- ainda é melhor do que não escrever nada. E as tuas ideias A ou A+ geralmente só surgem depois de teres analisado todas as tuas ideias B.
É mais fácil tornar algo bom excelente do que criar algo excelente do zero.
Se queres acessar às tuas melhores ideias, começa por anotar as tuas boas ideias.
5. O VERDADEIRO INIMIGO PROVAVELMENTE É O MEDO
É bem provável que o verdadeiro motivo pelo qual ainda não começaste seja o medo.
Sê completamente honesto contigo mesmo. Do que tens medo?
De não seres bom o suficiente?
De fracassares?
De críticas?
De seres ridicularizado?
De seres rejeitado?
Sê sincero. O que está a causar essa tua relutância?
Se descobrires o verdadeiro motivo, descobrirás muito mais na tua vida.
É bem provável que o medo esteja arruinando várias outras coisas na sua vida também.
Domina-o.
Lembra-te, líder, ninguém consegue seguir o medo. O medo não sabe para onde vai. Ele só sabe para onde não vai.
Então, o que precisa começar a fazer? Não deixes um comentário. Simplesmente faz.
Fonte: https://careynieuwhof.com/the-lie-of-inspiration-5-reasons-waiting-almost-never-makes-you-better/?mc_cid=4ceb232182&mc_eid=ef7f117940

Sem comentários:
Enviar um comentário