Texto relativo à aula online n.º 8 dos Princípios da Fé Cristã
.............
Se ainda não começaste o curso "Princípios da Fé Cristã", gostaria de convidar-te a começares esta maratona espiritual comigo. A Bíblia incentiva-nos a crescer espiritualmente, e através dos estudos que aqui serão partilhados terás a oportunidade de conhecer melhor o que a Palavra de Deus diz sobre diversos temas.
.............
JESUS, O SENHOR (Romanos 10:9,10)
a) A palavra “senhor” perdeu grande significado no nosso mundo actual, pois o tempo dos “senhores” não existe. Inicialmente a palavra “senhor” (em minúscula) era usada pelos escravos ao se dirigirem aos seus amos. A mesma palavra, com inicial maiúscula, era aplicada apenas ao imperador romano.
Jesus Cristo, revelou-se como Senhor! Como Senhor espera que Lhe obedeçamos (Lucas 6:46).
Muitos querem que Jesus seja unicamente Salvador e Médico, mas não Senhor. Muitos “cristãos” ainda não deram este passo. Simpatizam com a mensagem e com os benefícios, mas...
Reconhecer Jesus como Senhor, significa estar debaixo do Seu GOVERNO e reconhecer que somos Seus servos. Sendo escravos, não temos nada senão o que o nosso Senhor permite que tenhamos (tema que será abordado mais adiante). - ver Mateus 10:37-39 - “Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida por amor de Mim, achá-la-á.”
Somos apenas mordomos! Tudo é dEle! Ele é o Senhor!
O EVANGELHO DO SENHOR JESUS (Mateus 11:28,29).
A Salvação não significa apenas libertação dos nossos fardos e dificuldades. É verdade que ficamos livres do jugo de satanás, mas é verdade também que recebemos um outro para substituir – o jugo de Cristo! A grande Boa Nova do Evangelho de Jesus Cristo é a Salvação – reconciliação do Homem e Deus. O único requisito é que o Homem se arrependa genuinamente da sua vida de insubmissão a Deus.
Por isso...
SALVAÇÃO É SUBMISSÃO
Salvação significa colocar-se sob o senhorio/domínio de Cristo, sujeito às Suas ordens. Então, poderemos dizer: “seja feita a Tua vontade, assim na Terra como no Céu”. (Mateus 6:10)
Lucas 6:46 - “Porque me chamais “Senhor! Senhor!” e não fazeis o que eu vos mando?”
Se nos consideramos Seus discípulos, Ele tem que governar, ser dono de tudo.
- Reconhecer que tudo o que possuo não é meu, mas de Deus – Lucas 14:26-33
Tudo o que temos é de Cristo (v. 33)
- Temos um Rei/Senhor a quem devemos obediência e fidelidade.
Como servo submisso (salvo), agora o meu desejo é obedecer TODOS os Seus mandamentos. Por vezes somente queremos cumprir aqueles que nos agradam, que nos dão jeito obedecer.
- Baptismo – Marcos 16:16; Actos 2:38 (tema a ser abordado mais adiante)
- Dízimos e ofertas – Malaquias 3:10 (tema a ser abordado mais adiante)
- Etc.
SALVAÇÃO (também) É MORTE
- Morrer para nós mesmos – entregar o trono / comando da vida, deixar de ser independente. - Apóstolo Paulo: "não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim."
- Negar a si mesmo – Marcos 8:34-36: “... se alguém quer vir após Mim, a si mesmo negue, tome a sua cruz e siga-me...”
Deixo de fazer a minha vontade para realizar a vontade de Deus. Deixo de ser o centro da minha vontade, e Cristo passa a governar a minha vida.
Tudo o que temos e recebemos de Deus é pela Sua Graça!
Quando buscamos o Seu Reino/governo... Ele derrama sobre nós as Suas bênçãos
Mateus 6:33 - “Coloquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, ele dará-vos-á todas essas coisas.” – coisas essenciais para a vida (vida sem preocupações)
Deuteronómio 28:1,2 - “(1) Se obedecerem fielmente à voz do Senhor, o seu Deus, e a todas as leis que hoje vos dou, então o Senhor, o seu Deus, exaltará a nação de Israel acima de todas as nações da terra. (2) E as bênçãos virão sobre vós e os acompanharão, resultantes da obediência ao Senhor, o seu Deus.”
Josué 1:8 - “Não se canse de lembrar ao povo as leis deste Livro, e tu mesmo trata de meditar nelas todos os dias e todas as noites, para ter certeza de que estás a ser obediente em tudo o que nele está escrito. Só assim prosperarás e terás sucesso.” (Nova Bíblia Viva)
Nossa prioridade não deve ser termos comida, roupa, etc. O motivo pelo qual vivemos, é para fazer o Reino de Deus crescer! Jesus é o Comandante do Seu exército. Temos que conquistar a terra para Deus!
- Como? Fazendo discípulos de Cristo! Fazendo de cada Homem um “escravo”/”servo” de Jesus Cristo – Mateus 28.19,20.
SERVOS DO SENHOR JESUS (Lucas 17:7-10). Como cristãos, somos “servos” do nosso Senhor Jesus.
Para nós que vivemos no séc. XXI, definiríamos “servo” como empregado. Como empregado, teríamos uma recompensa no final do mês (vencimento), contrato de trabalho, etc. Mas no séc. I, quando Jesus escreveu, a palavra “servo” significava “escravo” - uma pessoa que fora destituída de tudo que possuía neste mundo: sem liberdade, sem autonomia, sem vontade própria, e até o nome, sem receber qualquer valor (dinheiro) pelos seus serviços (v. 10).
SOMOS ESCRAVOS DE JESUS CRISTO! (Romanos 14:7-9; 2 Coríntios 5:15) – Jesus Cristo morreu por nós, para que “uma vez libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça” (Romanos 6:18).
Antes de sermos filhos de Deus éramos escravos das trevas, das inclinações carnais, etc. Estávamos debaixo do domínio de Satanás!
Após a aceitação da Redenção de Jesus Cristo – o preço pago – deixámos de estar debaixo do domínio de Satanás, para viver debaixo do domínio de Jesus Cristo, nosso Senhor (Colossenses 1.13)!
Neste novo reino, temos um Rei ao qual devemos obediência e fidelidade!

Sem comentários:
Enviar um comentário