quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

bata e continue a bater



Algumas pessoas o farão acreditar que Deus é como um Pai Natal Celestial. Peça-Lhe o que quiser e Ele lhe fará. Ponto final! E não precisa de pedir mais do que uma vez, pois se pedir mais do que uma vez é sinal de falta de fé.

Aqueles que se têm dedicado à oração e intercessão sabem quão falso é esse ensino. Mais tarde ou mais cedo a noite escura da alma vem quando a vida parece fútil, Deus está longe e ninguém parece ouvir as suas orações. De facto, acontecem mais vezes que o que pede não lhe é dado. Mas não desista. Se a oração não é egoísta ou tola, continue a orar.

A história em Marcos dos quatro homens que traziam o homem paralítico a Jesus é um exemplo evidente de persistência. Estes quatro homens eram fiéis, amigos determinados que tinham orado pelo doente durante algum tempo. Quando chegaram à casa onde Jesus estava, o sítio estava tão cheio de pessoas, que não havia meio de entrar.

Eles não desistiram e voltaram para casa. Em vez disso, eles estudaram a situação, depois tiraram parte do tecto e desceram o homem na sua cama através da abertura até à presença de Jesus. Como Jesus deve ter gostado da sua tenacidade! "Levanta-te, toma a tua cama e vai para casa!", ordenou Jesus, e o paralítico ficou instantaneamente curado e fez como Jesus ordenou.

Quatro razões porque Deus quer que persistamos na oração:

1 - NUNCA APRENDEREMOS O QUE É A DEPENDÊNCIA VERDADEIRA DE DEUS SE A RESPOSTAS VIEREM DEPRESSA E FACILMENTE

Eu acho que Deus está a dizer, "Não me ponhas numa caixa; não me coles nenhuma etiqueta; não tentes coagir-me. Os meus caminhos não são os teus caminhos."

Se eu como pai atender a todos os desejos do meu filho, que pequeno monstro criarei - e que adulto aleijado esta criança  se tornará! E como esta criança-adulto me odiará mais tarde na vida por ter atendido a cada capricho dele/a. Como um bom pai, Deus sabe o que é melhor para nós.

Quando Deus diz não aos nossos pedidos de oração, também é transmitida dessa forma muitas vezes uma firmeza de amor. "Hoje não", pode Ele dizer, ou "tenta mais tarde", ou "repensa o teu desejo". Ele não quer que deixemos de orar. Ele quer que continuemos a pedir e repensar as nossas necessidades, aprendendo mais dEle através da Palavra.

Lembre-se: Deus não se vai curvar. A vontade de Deus vai ser feita em nós mais tarde ou mais cedo.

2 - DEUS QUER QUE PERSISTAMOS EM ORAÇÃO PORQUE ISSO O ASSEGURARÁ QUE EXAMINÁMOS OS NOSSOS MOTIVOS.

Reexamine orações que não são respondidas. Haverá uma ponta de egoísmo por baixo delas? Regateamos com Deus? Ao persistirmos na oração, a verdade virá ao de cima e às vezes veremos melhor porque o pedido não foi concedido.

Um marido recém-casado começou a orar para que a sua esposa fosse mais amável para ele. Ele estava a pedir isso à semanas quando se tornou claro para ele. Ele precisava de mudar a sua oração, e pedir que ele aprendesse como ser mais amável para a sua esposa. Aquela oração foi imediatamente respondida, provavelmente porque não foi egoísta e sim o resultado de um pensamento novo e maduro.

Assim, se a sua oração não é logo respondida, continue a orar ao examinar os motivos pode detrás dela.

3 - DEUS QUER QUE VENHAMOS A CRER QUE ELE REALMENTE SABE O QUE É MELHOR PARA NÓS.

O assunto aqui é confiança. Temos aprendido a confiar em Deus? Uma senhora disse, "Eu tenho muita fé porque Deus sempre responde às minhas orações."

Eu respondi tão gentilmente quanto soube, "Eu acho que não tem nada a haver com fé. Para mim, fé é crer quando não vejo a resposta - 'a substância das coisas que se esperam, a prova das coisas que não se vêem'" (Hb 11:1).

Realmente, o que ela tinha não era fé mas presunção. Fé é quando eu ligo para Deus e o telefone toca, toca e ninguém responde. Contudo eu sei que Ele está lá. Fé não é ter quando queremos, mas ainda crer n'Aquele que não dá.

Fé é saber que Deus tem o teu marido alcoólico na palma da Sua mão embora não haja evidência disso. Fé é saber que Deus tem os teus filhos rebeldes na palma da Sua mão embora não haja evidências disso.

O maior salto de fé que eu alguma vez tomei foi numa crise quando eu não acreditava que tinha alguém, nem mesmo a minha mulher, para me apoiar. Deus tinha-me despojado de qualquer sistema de apoio à minha volta. Ele pode fazer isso - isolá-lo no meio do mundo inteiro - e a única Pessoa que fica é Deus. Mas a esse ponto, eu tomei talvez a decisão mais importante da minha vida. Eu decidi que Deus era suficiente. E a minha vida foi abençoada.

Quando oramos por alguma coisa que queremos desesperadamente - e não a adquirimos - podemos dizer, "mesmo que rejeites o meu pedido, contudo eu confio em Ti."

4 - HÁ ALTURAS EM QUE DEUS NÃO RESPONDE ÀS NOSSAS ORAÇÕES PORQUE ELE SABE DE QUE LHE DAREMOS A GLÓRIA

Isso faz Deus parecer egoísta, pode dizer. Não é bem assim. Ele quer que a glória lhe seja dada, não porque Ele precise dela, mas porque nós precisamos de lha dar. Se não o fizermos, acabaremos por nos glorificar a nós mesmos.

Pode acontecer assim: ora por ajuda no seu negócio. Nisto chega uma ideia que funciona. Dinheiro e sucesso seguem-se. É fácil esquecer que buscou a ajuda de Deus e ainda mais fácil é levar o crédito pela nova ideia. Assim segue-se a auto-glorificação.

A situação ideal é continuar a orar pelas respostas. Se nada acontece, continue a orar. Deus poderá estar a trabalhar de modo que nunca saberá. Se chegar uma resposta, dê gloria a Deus e continue para a próxima coisa.

O ensino de Jesus inclui este versículo: "E digo-vos, pedi e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei e abrir-se-vos-á". Alguns poderão olhar para este versículo como a promessa oportuna de Jesus em responder a cada uma das nossas orações. Mas isto não é assim se ler o versículo à luz daquilo que Jesus diz aos seus discípulos mesmo antes disto. Ele diz-lhes que se for a cada de um amigo à meia-noite para pedir emprestado três pães, o amigo provavelmente recusar-se-á devido à hora tardia. "Digo-vos pois que," continuou Jesus, "... por causa da importunação, se levantará e lhe dará quantos pães ele precisar" (Lc 11:5-8). 

Depois Jesus faz a sua chamada para a oração persistente: Pedi, buscai, batei. Eventualmente a oração será recusada  por ser egoísta, ou revista para coincidir com os propósitos de Deus, ou continuada assim até se encontrar no tempo de Deus. Mas tal como Jesus resumiu, "pois todo o que pede, recebe; e quem busca acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á."

George Callahan

.............

Gostaria de convidar-te a fazeres uma maratona espiritual comigo.
A Bíblia incentiva-nos a crescer espiritualmente, e através dos estudos que aqui serão partilhados terás a oportunidade de conhecer melhor o que a Palavra de Deus diz sobre diversos temas.
A Bíblia afirma que “o meu povo perece por falta de conhecimento” (Oséias). Por isso, convido-te a cresceres no teu conhecimento bíblico, para que sejas bem-sucedido, como nos ensina Josué 1:8.

Investe na tua eternidade! ✨📖

Clica AQUI


Sem comentários:

Enviar um comentário