Deus supervisionou, dirigiu, ditou e moveu os autores humanos, de modo que o resultado foi um livro que é a própria redação de Deus. A Bíblia é a Palavra de Deus, em um sentido que nenhum livro do mundo pode ser. Apresentamos razões pelas quais podemos ter esta certeza:
1.1. O TESTEMUNHO DE DEUS - Deus, como Criador, teria de revelar-Se às Suas criaturas. A Bíblia é o único livro do mundo, digno de crédito, que revela Deus. É o testemunho fiel de Deus à humanidade.
- Deus e a Sua Palavra são um. Assim como Deus é íntegro, a sua Palavra é íntegra. Por causa da integridade de Deus, podemos confiar na Bíblia. Como cristãos, filhos de Deus, também devemos ser íntegros (Sl 15:1-4). Uma pessoa que não tem integridade, terá dificuldade em compreender a integridade de Deus e nunca crescerá forte na fé.
- A Palavra é íntegra porque Deus permanece por trás dela (Jr 1:12). Deus não é Homem para que minta (Nm 23:19; 1Sm 15:29; Hb 6:17,18, Tt1:2; Rm 3:3,4). Quando aceitamos a Palavra de Deus e agimos baseado nela, Deus vela por essa Palavra para a cumprir na nossa vida.
- A Palavra é o firme fundamento – Mc 13:31; 1Pe1:23-25; Sl 119:89
1.2. O TESTEMUNHO DE JESUS - Ele leu-a (Lc 4:17a - “Deram-lhe o livro do profeta Isaías...”), Ele ensinou-a (Lc 24:27a - “E fez-lhes compreender as Escrituras...”), chamou-a ‘A Palavra de Deus’ (Mc 7:13b - “Assim ofendem a Lei divina [a Palavra de Deus] para defender as vossas tradições criadas por homens...”) e cumpriu-a (Lc 24:44 - “Quando andava convosco, não se lembram de vos ter dito que tudo o que se escreveu acerca de mim, nos livros de Moisés, nos escritos dos profetas e nos Salmos, teria de realizar-se?”)
1.3. O TESTEMUNHO DO ESPÍRITO SANTO - O Espírito Santo moveu os escritores a produzirem a Bíblia (2Pe 1:21 - “Isto, a profecia nunca foi originada pela vontade humana. Foi o Espírito Santo quem inspirou os profetas para falarem da parte de Deus.”).
As expressões “Ouvi a Palavra do Senhor”, “Assim diz o Senhor”, “Veio a mim a Palavra do Senhor” e equivalentes ocorrem cerca de 3800 vezes no A.T.. Essas expressões nos mostram a preocupação dos escritores da Bíblia em outorgar-lhe a inspiração divina.
Exemplos: Is 6:8; Ez 1:1; Dn 9:2
.jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário