sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

criacionismo (parte 10) - as leis científicas e o evolucionismo

 


O Prof. Henry M. Morris mostrou que a teoria contradiz conceitos básicos do conhecimento científico, leis que regem todo o funcionamento do Universo. 

É preciso ter mais fé para crer no Evolucionismo que no Criacionismo. Analise bem:

1 - A teoria evolucionista fere as leis da termodinâmica

Há duas Leis da Termodinâmica que comprometem a Teoria da Evolução: A Lei da Conservação da energia e a Lei da Termo II. 

A Lei da Conservação de Energia diz-nos que a energia não pode ser criada nem destruída, mas pode adquirir várias formas (transformação), inclusive a massa. 

Os evolucionistas dizem que a energia está em expansão, em evolução. No entanto, de acordo com a 1.ª Lei da Termodinâmica, não pode em hipótese alguma haver evolução porque a quantidade total de energia é sempre a mesma. Se não há produção de energia, nem evolução da energia, o postulado evolucionista contradiz a Lei.

Agora submetamos o postulado criacionista à 1.ª Lei da Termodinâmica. A Bíblia diz que Deus criou todas as coisas completas e acabadas. Perfeitas! Como Criador, Ele formou também a quantidade de energia de maneira completa, perfeita e sempre com a mesma frequência. Leia 2 Pedro 3:7 e note que a Criação está em conformidade com esta Lei.

A Lei da Termo II ou Lei de Transformação de Energia afirma que a energia se move em níveis mais organizados para níveis menos organizados, ou seja, todas as coisas abandonadas aos seus próprios destinos tendem sempre do complexo para o simples, do organizado para o desorganizado. A Termo II age ficando com menos do que antes. Ou seja, toda a natureza está em descendência.

A energia "perdida" é acumulada na forma de uma energia indisponível, a qual mede o grau de desordem de um certo sistema. Essa energia é chamada de entropia.

Ora para que a evolução seja Evolução teria de dar-se o oposto da Lei: o contínuo desenvolvimento das mais simples formas para as mais complexas. Isto contradiz a 2.ª Lei da Termodinâmica.

O que dizem os criacionistas? O que a 2.ª Lei da Termodinâmica tem a ver com este postulado? Segundo a Bíblia, Deus fez toda a criação completa, bem acabada e perfeita. A expressão: “E viu Deus que era bom” (Génesis 1:18) mostra a perfeição com que foi criada a natureza. Porém, quando o pecado entrou no mundo desorganizou o universo e toda a terra foi amaldiçoada por causa da desobediência do Homem. Por isso ele caminha de níveis organizados para desorganizados. 

Deus fez tudo completo e perfeito, mas desde que o Pecado entrou no mundo toda a natureza, o sistema de coisas animadas e inanimadas tem caminhado para um nível espiritual e material cada vez mais desorganizado. Constatamos a perfeita harmonia entre o postulado criacionista e a 2.ª Lei da Termodinâmica.

2 - A teoria evolucionista fere a Lei da Biogenese

Essa Lei, do francês Louis Pasteur afirma, de acordo com a Bíblia, que somente vida produz vida, conforme Génesis 1:26. Já a Evolução fala que matéria inanimada produz matéria animada (viva).

3 - A teoria evolucionista fere a Lei de Causa e Efeito        

A Lei da Causa e Efeito diz que "nenhum efeito é qualitativamente ou quantitativamente superior [melhor que] à causa". O efeito sempre tem que ser menor do que a causa. Portanto, uma ameba não pode produzir um homem. 

Mas o que a Evolução diz? Diz que a matéria inanimada é igual à causa. Isto quer dizer que vidas mais complexas como os seres humanos, por exemplo, teriam hierarquicamente o mesmo efeito que as matérias inanimadas e menos complexas. Isto é impossível! Os evolucionistas dizem que a partir de uma matéria inorgânica, de uma escolha humana e natural, feita por acaso através de mutações, selecção natural e transmutações de espécies, é possível chegar a formas de vidas mais complexas. 

É ponto assente entre os maiores biólogos que as transmutações não existem. Todas as mutações do gene são o resultado de alterações do ADN que existe nas células. Nada de novo se acrescenta, e a maior parte das mutações é nociva à saúde. Se a esmagadora maioria das mutações são prejudiciais não haverá evolução, caso contrário seria o triunfo dos deficientes.

Walter Lammerts, afirmou: “Sob o ponto de vista biológico, todas as mutações são defeituosas” (Journal of American Acientific Affiliation, Março 1961, pág. 6).

Ernest A. Hooton, famoso antropologista da Universidade de Harvard declarou: “Receio bem que muitos antropologistas tenham pecado contra a ciência genética, apoiando-se numa cana quebrada ao defender as mutações.” (“Apes, Men and Morons”, George Allen Unwin, Londres, 1937, pág. 118).

O Dr. Monty White afirmou: “Não foi demonstrado que as mutações e a selecção natural sejam a causa da mudança de uma espécie noutra. Tudo o que as experiências de criação selectiva demonstraram, é que se podem obter, por exemplo, cavalos negros, cavalos brancos, cavalos negros e brancos e cavalos grandes, pequenos e de todos os tamanos intermédios. Mas não se podem obter cavalos com asas! Todas as experiências feitas com a mosca da fruta não conseguiram fazê-la mudar noutro tipo de mosca, o que se enquandra perfeitamente no modelo criacionista.” 

Portanto, depois de tudo que foi apresentado, se a Lei da Causa e Efeito diz que o efeito não pode ser superior ou igual à causa, o postulado evolucionista novamente bate de frente com o método científico.

O que diz o postulado criacionista? Diz a Bíblia que Deus, que é um ser grande, tremendo, omnipotente, omnisciente e eterno criou o Homem, que é um ser limitado, imperfeito e frágil. Entendemos pela Bíblia que Deus é a causa, e o Homem é o efeito. Portanto, o postulado criacionista está de acordo com a Lei que estudámos.

Leia Isaías 55:8 e Jeremias 32.17.

Continua... clique AQUI (em breve)

................

Livro sugerido: "Criacionismo: verdade ou mito?" de Ken Ham (Esta obra ensina ao leitor respostas que unem ciência e fé e como utilizá-las para defender a Palavra de Deus. Escrito por diversos cientistas internacionais, o livro é repleto de charges, infográficos, fotografias, linhas do tempo, desenhos explicativos e, também, um texto de linguagem acessível, que torna seu entendimento muito mais fácil. Aprenda sobre Gênesis, evolução, dinossauros, datação do carbono, fósseis e muito mais. Tenha as respostas certas na ponta da língua!)

.............

Gostaria de convidar-te a fazeres uma maratona espiritual comigo.
A Bíblia incentiva-nos a crescer espiritualmente, e através dos estudos que aqui serão partilhados terás a oportunidade de conhecer melhor o que a Palavra de Deus diz sobre diversos temas.
A Bíblia afirma que “o meu povo perece por falta de conhecimento” (Oséias). Por isso, convido-te a cresceres no teu conhecimento bíblico, para que sejas bem-sucedido, como nos ensina Josué 1:8.
Investe na tua eternidade! ✨📖

Clica AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário