quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

Pecado - parte 2



Texto relativo à aula online n.º 5 dos Princípios da Fé Cristã

.............

Se ainda não começaste o curso "Princípios da Fé Cristã", gostaria de convidar-te a começares esta maratona espiritual comigo. A Bíblia incentiva-nos a crescer espiritualmente, e através dos estudos que aqui serão partilhados terás a oportunidade de conhecer melhor o que a Palavra de Deus diz sobre diversos temas.

A Bíblia afirma, “o meu povo perece por falta de conhecimento” (Oséias). Por isso, convido-te a cresceres no teu conhecimento bíblico, para que sejas bem-sucedido, como nos ensina Josué 1:8.
Investe na tua eternidade! Clica AQUI

.............

Texto base: Génesis 2:24,25

1 - Infelizmente, no início da sua existência, o Homem pecou, e isso criou uma separação entre o Homem e Deus (Isaías 59:2).

Antes do pecado, o espírito do Homem estava ligado a Deus. Mas, enganados por Satanás (Génesis 3), desobedeceram... pecado de rebelião e independência... Pelo que morreram espiritualmente (Efésios 2:1), ou seja, ficaram separados do relacionamento direto com Deus (Romanos 5:12; 1 Coríntios 15:21,22; Romanos 3:23; 3:10,12).  

O pecado é uma barreira que só é removida pela obra da cruz (Gálatas 3:13). Ao criar o Homem Deus buscou nele um amigo, um filho, um herdeiro de tudo aquilo que Ele mesmo possui, mas este Homem deveria ter poder de decisão para interagir com o Senhor do Universo em toda a dimensão. Este Homem pecou e distanciou-se de Deus, a partir daí uma série de situações novas passaram a ocorrer, que afectou diretamente os rumos da humanidade.

Passo a passo entenderemos os propósitos eternos de Deus e o Seu desejo de que este Homem tenha um ENCONTRO com Ele (1 Timóteo 2:4).

Todo o pecador precisa de se arrepender (Atos 3:19). Este é o propósito de Deus (Romanos 3:23). Não há excepções: todos pecaram e o salário (recompensa) do pecado é a morte (Romanos 6:23) - MORTE ESPIRITUAL

Como visto anteriormente, tudo no mundo natural tem origem no mundo espiritual. Como entrou o pecado no mundo? 

Antes do pecado, o espírito de Adão estava ligado a Deus. Adão e Eva, enganados por Satanás, desobedeceram a Deus - através da quebra dos princípios divinos, da renúncia ao governo de Deus - PECADO. Isto abriu a brecha para que o pecado reinasse e desse fruto. Agora estamos distantes da glória de Deus (Romanos 3:23). Este pecado se chama rebelião, insubmissão.

       Independência / rebelião   vs.  vontade / reinado de Deus

É uma herança maligna de Satanás, que se insurgiu contra Deus, que usou um agente no plano físico (Adão) para quebrar um princípio espiritual.

Assim sendo, a recompensa do pecado é a morte espiritual, separação total de Deus - MORRERAM ESPIRITUALMENTE (Efésios 2:1 – nascemos “mortos em delitos e pecados”).

- Mortos espiritualmente = separados de Deus – Romanos 5:12, 1 Coríntios 15:21,22; Efésios 2:1

- A morte física, também consequência do pecado, apareceu eventualmente, mas só 930 anos depois.

2 - Existem legalidades para a entrada do pecado.

O pecado entrou por um homem: Adão. Ele deveria dar cobertura para Eva, mas foi negligente.

[Quando se fala em Adão deve-se generalizar para homens e mulheres. Esta palavra também está relacionada a casal, pois são uma só carne (Génesis 2:24).]

- Pelo primeiro Adão entrou o pecado no mundo. Pelo último Adão (Jesus), vem a Redenção.

- Pela rebelião foi estabelecido o pecado (Romanos 5:14).

3 - Definição de "pecado":

Do latim peccatum, e em hebraico, cheit (errar o alvo) ou avera (transgressão). Também pode ser entendido como falta, erro, vício, ou uma violação de normas e deveres éticos/morais. Costumo definir pecado como: "fazer o oposto do que é certo".

4 - Exemplos de pecados:

- Na área espiritual: idolatria e feitiçaria. (1Jo 3:8b)

- Idolatria: adorador de si próprio ou de falsos deuses. Ex: grupos de música, jogadores de futebol, actores, etc... colocar algo ou alguém acima de Deus, ou mais importante que Deus.

- Feitiçaria: bruxaria, encanto, sedução. Ex: jogo do copo, pactos satânicos através de música ou com amigos, práticas do livro S. Cipriano.

- Na área de relacionamento: inimizades, inveja, ciúmes, iras, discórdias, divisões, vícios, abusos na comida. (Filipenses 2:15)

- Inimizade: querer mal, ódio, lutas, hostilidade (inimizade dentro da cidade e para como os estrangeiros). Ex.: lutas entre etnias e países.

- Ciúmes e invejas: rivalidade, não gosta de ficar atrás de ninguém, inveja, querer ter o que outros têm.

- Iras: cólera, raiva, fúria, explosões, mau feitio, estupidez. Ex.: "A mim ninguém pisa!"

- Discórdias: discussões, mentira, falar mal de, confusão por tudo. Ex.: "mentir para defender a tua opinião”.

- Divisões: criar problemas entre os irmãos, dividir para reinar. Ex.: "Dividir pais para conseguir algo de um deles."

- Vícios e abusos na comida e bebida: drogas, álcool, incapacidade de se abster, comer apenas por vício, viver para comer.

- Na área sexual: prostituição, impureza, conversas maldosas, libertinagem, lascivía. (I João 3-8) 

- Prostituição: devassidão (depravação, libertinagem, corrupção do corpo); fornicação (relações sexuais fora do casamento).

- Impureza: sordidez (algo repugnante, de baixo nivel), imoralidade (exemplo: pornografia, filmes eróticos, masturbação, adultério, etc.) 

- Libertinagem (lascivía): acções indecentes, sensualidade devassa, ter um amor tão forte ao pecado e ao que está errado, que não importa o que Deus ou o próximo pensam.

Se não resistirmos ao pecado, damos espaço para que o diabo entre (Tiago 4:7; Lucas 11:24-26)

Há um caminho de volta, esse caminho é o ARREPENDIMENTO, Conversão... JESUS!

Precisamos de estar atentos para que o diabo não encontre brecha para agir em nós. (1 Pedro 2:1,2).

Continua... clique AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário