Textos bases: Efésios 6:1-4; Colossenses 3:20
Objectivo: mostrar ao adolescente que a sua vida espiritual está intimamente ligadas às relações que tem em casa, na rua, na escola e com os amigos.
INTRODUÇÃO:
Não existe só vida espiritual. Podemos começar por pensar ne relação que existe entre a vida espiritual e a vida secular. Na Escola, alguém sabe que és cristão? E na tua rua, como és reconhecido? Será que na Escola, longe dos pais e da igreja, continuas sendo aquela bênção que és na igreja? Se a resposta for positiva, parabéns! Do contrário, poderás ser muito infeliz. Cuidado!
Um jovem sapateiro feriu o pé num dos instrumentos usados em sua oficina de trabalho. Não tendo levado muito a sério a gravidade do referido ferimento, este agravou-se de tal forma que, à primeira vista, os médicos acharam que a única solução seria amputar aquele membro - o pé. Ciente a respeito da opinião médica, o jovem abalou-se muito. Analisou em seguida todo o seu comportamento e testemunho religioso e chegou à triste conclusão: inutilidade total. Nada aconteceu de importante que representasse um crédito espiritual a seu favor. Chorou amargamente. Mas, depois, juntando a limitada fé e confiança que ainda lhe restavam, dirigiu-se ao Senhor com toda a honestidade, pedindo-Lhe que o poupasse daquela dolorosa experiência e que, sobretudo, lhe desse uma nova oportunidade de serviço e vida útil à Sua Causa.
Primeiro, vamos analisar a vida de alguns adolescentes na Bíblia e, depois, amos analisar os textos bases.
A HISTÓRIA DA FAMÍLIA DE ELI (1 Samuel 2:12-36)
Hofni e Fineias são chamados de "filhos de Belial". Essa palavra hebraica significa "sem valor", "imprestável", "ímpios". Alguém já te chamou de "imprestável"? Ou então: "Não vales nada!" Tomara que não, porque isso é o pior que podemos pensar de uma pessoa!
Hofni e Fineias não se importavam com Deus. Eles pecavam contra Deus, contra o povo (igreja), profanavam o templo, contra a família, envergonhavam o pai, e pecavam contra eles próprios. Nossos pecados geralmente atingem outras pessoas. Ninguém é uma ilha. Quando pecamos, atingimos outras pessoas por tabela. Já foste atingido por tabela?
Eles aproveitaram da sua posição para obter ganho ilícito. Eles tinham cargos de responsabilidade no templo.
Eles eram imorais, e tinham má fama.
Vamos conhecer Eli:
Eli era um sacerdote. Eli era um pai "fixe" aos olhos de muitos hoje, que acham que podem deixar os seus filhos fazerem o que quiserem. Mas aos olhos de Deus ele estava mal. Ele até chamou a atenção dos filhos, mas não os detituiu dos cargos. Essa advertência não teve nenhum efeito moral. Isso significava desprezar a Deus. Eli foi um fracasso total como sacerdote e como pai. Então, levou uma repreensão de Deus.
O que pensas sobre os teus pais? Ele são as pessoas que menos queremos por perto, porque vivem a criticar, a exortar...
"Aos que me honram, honrarei; porém aos que me desprezam serão desmerecidos" (v. 30). Observamos a doutrina da responsabilidade pessoal e do livre arbítrio eram claramente ensinadas. Podemos escolher honrar a Deus ou não, mas sofreremos as consequências. / "Cortarei o teu braço" (v. 31), significa que ficaria sem poder, iria perder o seu direto. / "Não haverá velho na tua linhagem" (v. 32). Os descendentes teriam morte violente. Mortalidade. Deus é o dono da vida! em 1Sm 2:6 lemos "Ele tira e dá a vida". Por isso Ele pode nos prometer longevidade. Só Ele.
Por fim, ele e toda a sua família foram rejeitados. De seguida veio Samuel, que serviu como sacerdote, juiz e profeta.
A HISTÓRIA DE SAMUEL
Samuel morada no templo desde 4 ou 6 anos de idade. Foram criados juntos. Estava entre eles, mas não se contaminou. Ele não era crente "Maria vai com as outras", inconstante. Precisamos pensar que quando erramos na igreja, levamos outros também ao erro (v. 24).
Samuel era um adolescente que ministrava na casa do Senhor. Eli estava muito satisfaeito com Samuel.
Samuel era um adolescente com o conceito alto (v. 26). Ao invés de ter má fama, de viver "numa boa" como Hofni e Fineias, Samuel preferiu levar uma outra vida.
Samue era um adolescente saudável. Aqui vai um conselho de amigo: como adolescente estás numa fase de crescimento, por isso não deves comer "porcaria" (sanduiche, pão, doces, chicletes, coca-cola, bebidas gaseficadas, bebidas alcoólicas, tabaco, etc.), perder horas de sono... Não devemos comer só aquilo que gostamos, mas principalmente aquilo que nos fará bem. Vamos procurar tornar os nossos hábitos saudáveis? Mais para a frente, teremos um devocional mais voltado para esse assunto.
Samuel era um adolescente que agradava a Deus, mas também aos homens.
2 Sm 3:19 - "E crescia Samuel, e o Senhor era com ele e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra". Quanto valem as tuas palavras?
PRINCÍPIOS PRA A TUA FELICIDADE:
Ef 6:1 - "OBEDECEI a vossos pais no Senhor, porque ISSO É JUSTO."
Ef 6:2 - "HONRA o teu pai e a tua mãe; é o primeiro mandamento com promessa."
Ef 6:3 - "Para que te vá bem e sejas de longa vida sobre a terra". Aqui está a PROMESSA.
Ef 6:4 - "Criai-vos na DISCIPLINA e na ADMOESTAÇÃO do Senhor." Os pais foram chamados para isso. Não deves ficar chateado com eles. Tudo o que fazem, fazem para o teu bem.
Cl 3:20 - "Filhos, OBEDECEU EM TUDO os vossos pais, porque ISSO AGRADA A DEUS".
CONCLUSÃO:
Se quisermos agradar a Deus, temos que aceitar a disciplina que vem da parte daqueles que no amam. Seja como Samuel, que agradou a Deus e aos homens. Que Deus possa dizer de ti o mesmo que disse sobre Jesus: "Este é o meu filho amado em quem a minha alma tem prazer." Sê agradável também com aqueles que estão á tua volta: teus pais, amigos, professores, conselheiro, teu pastor. Só tens a ganhar com isso.
Pensa: "Considera os teus castigos como sendo os carros de Deus para levar a tua vida até os lugares altos do progresso espiritual."
..........
Gostaria de convidar-te a fazeres uma maratona espiritual comigo.

Sem comentários:
Enviar um comentário