Texto relativo à aula online n.º 5 dos Princípios da Fé Cristã
.............
Se ainda não começaste o curso "Princípios da Fé Cristã", gostaria de convidar-te a começares esta maratona espiritual comigo. A Bíblia incentiva-nos a crescer espiritualmente, e através dos estudos que aqui serão partilhados terás a oportunidade de conhecer melhor o que a Palavra de Deus diz sobre diversos temas.
.............
5 - CONSEQUÊNCIAS DO PECADO:
5.1. Perderam o conhecimento de Deus – Efésios 4:18; 1 Coríntios 2:14 – O conhecimento de Deus é fruto da intimidade/comunhão com Deus (Isaías 59:2; Romanos 3:23).
Podemos conhecer coisas sobre Deus (ex.: Saulo, antes da Conversão, poderia ganhar o prémio de “Teólogo do Ano”), mas não termos relacionamento com Ele (Filipenses 3:8).
Perde a sensibilidade espiritual, pelo que o Homem sem Deus não consegue entender as coisas espirituais
Por causa do "coração endurecido e obscurecido" pela falta de relacionamento com Deus, a sua sensibilidade do certo e errado (Bem e Mal) fica enfraquecida (não lhe dá a devida importância) (Efésios 4:18,19; 1 Timóteo 4:2)
5.2. Medo (Génesis 3:10).
Na Bíblia aparece a expressão “não temas” 365 vezes.
5.3. Ansiedade (Filipenses 4:6; Mateus 6:25 ss)
- Preocupados
- Falta de confiança no cuidado e provisão de Deus
- A ansiedade causa problemas de saúde mental
5.4. Culpa e vergonha/remorso – O pecado produz uma consciência acusadora e peso interior (Salmos 32:3,4; Romanos 2:15)
- Medo das pessoas descobrirem como verdadeiramente somos (falsidade vs. transparência) – Deus nos ama e nos aceita como somos e estamos... mas deseja que mudemos (a abordar mais à frente no curso "Princípios da Fé Cristã).
- crises de identidade - “não sou importante”
- auto-estima
5.5. Rejeição
- perda do sentido de pertença
- necessidade de sermos aceites / encaixar
5.6. Fracos e incapazes
Antes do Pecado – sobredotados – capacidade de governo, cuidar, dar nomes, etc.
Depois do Pecado – dependentes da sua força e dos seus recursos
- incapazes - “não consigo”, “não posso”
- sentimento de solidão
- insegurança
- Somos fracos mas tentamos parecer fortes, exercendo controlo das nossas próprias vidas / destino.
- Tentamos controlar os outros
5.7. Deprimidos e zangados - “dureza de coração”
- A depressão é a 2.ª doença mental mais frequente (ver 1 Reis 19:1-18)
- infelicidade – procura da felicidade (perdida no Pecado)
- tristeza
- negativismo – Satanás gosta de sobressair os defeitos / falhas
5.8. Todo o Homem em pecado está condenado (Romanos 6:23 a) e comete toda a sorte de impurezas.
- O pecado produz a corrupção de valores e da conduta humana (Romanos 1:21,22,28; 2 Timóteo 3:1-5)
5.9. Sofrimento e morte
- O pecado trouxe dor, enfermidade e morte para toda a criação (Romanos 5:12; 6:23; Génesis 3:16-19)
5.10. Outras perdas:
- O pecado atrasa, destrói e rouba o propósito da vida. Gastar tempo com coisas sem valor (entretenimento excessivo, preguiça) é desviar-se do chamado de Deus para amar e servir, sendo um perda de tempo e um pecado contra mandamentos com o Primeiro (amar a Deus) e o Quarto Mandamento (família/trabalho).
- O pecado traz perda de qualidade de vida, paz e realização, desviando a pessoa do plano divino, do amor a Deus e ao próximo, e das suas responsabilidades
- O pecado também causa a perda de anos/tempo:
- Pecados como vícios (redes sociais, jogos, etc.) podem consumir anos, desviando a pessoa do seu propósito de vida, impedindo o crescimento pessoal e espiritual, e destruindo relacionamentos oportunidades.
- Exemplo 1: pessoas com determinados comportamentos têm altas taxas de violência, abuso de substâncias e maior exposição a situações de risco (prostituição e drogas), doenças mentais (depressão e ansiedade), solidão e suicídio.
Segundo estudo publicado pela ACI Digital a 11-04-2007, menciona que “estudos demonstram que o hábito de fumar reduz a esperança de vida de uma pessoa entre 1 a 7 anos; enquanto que a conduta homossexual na Noruega e Dinamarca a diminui... em até 24 anos. Assim afirmaram os doutores Paul e Kirk Cameron na convenção anual da Eastern Psychological Association (EPA) no dia 23 de março (2007).” Fonte
- Exemplo 2: pessoas que consomem drogas... degradação, perda de qualidade de vida, doenças --» morte precoce / suicídio
Segundo Revista “Exame” online no artigo “Overdoses e suicídios levam à diminuição da expectativa de vida nos EUA”, publicado 29-11-2018, menciona que “a expectativa de vida voltou a cair nos EUA em 2017 em comparação com 2014, uma redução histórica, motivada principalmente pela crise de overdoses de drogas, mas também pelo aumento de suicídios. (…) O aumento de suicídios também continuou a aumentar paralelamente em 2017 nos EUA, atingindo 47 mil. Desde 1999, a taxa de suicídio aumentou 33%.”
- Exemplo 3: pessoas que exageram no consumo de álcool. Um relatório da OCDE aponta para uma perda de anos de vida devido ao consumo excessivo de álcool. Quanto maior o consumo de álcool, maior a diminuição potencial na expectativa de vida, sendo a moderação ou abstinência a melhor estratégia para uma vida mais longa e saudável.
De acordo com artigo publicado no “Público” online a 19-05-2021, Portugueses são dos que consomem mais álcool. Os portugueses consomem anualmente, em média, 12 litros de álcool, um dos registos mais elevados dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Segundo o estudo divulgado, o consumo excessivo de álcool vai ter impacto na saúde e na esperança média de vida. Nos próximos 30 anos, estima-se que os portugueses vejam a esperança média de vida reduzida em um ano, “devido a doenças e lesões provocadas pelo consumo diário” de mais de uma bebida por dia, no caso das mulheres, e mais de uma bebida e meia por dia, no caso dos homens, alertou o mesmo relatório.
… Lembra-te que um pecado traz outro pecado. Um abismo chama outro abismo (Salmos 42:7).
Deus quer que sejamos Homens (homens e mulheres) santos (1 Pedro 1:14-16).
QUAL A SOLUÇÃO? Clique AQUI.

Sem comentários:
Enviar um comentário