terça-feira, 6 de janeiro de 2026

quem sou eu?


 
Salmo 139:1-6,23,24

Olhar a vida dos outros é muito fácil e cómodo. Existem pessoas que deixar de viver as suas próprias vidas por um momento, para observar a vida dos outros. Mas olhar para dentro de ti mesmo não é nada fácil. 

Existe uma parte de cada ser humano que a Psicologia chama de inconsciente. Refere-se a factos esquecidos do passado que foram tão chocantes e desagradáveis, que preferimos não lembrar mais deles. Assim, essas lembranças ficam reprimidas e o que é pior, apesar de estarem inacessíveis, manifestam-se através de tiques, gestos, posturas diversas, lapsos de linguagem, reacções descontroladas ou até mesmo falta de reacção, etc. Essa repressão é capaz de influenciar no teu relacionamento interpessoal, bem como na maneira como encaras a tua vida. Essas manifestações só fazem nos prejudicar e atrapalhar o nosso desenvolvimento saudável. Tu fazes parte da igreja de Cristo e deves amadurecer da melhor maneira. Nada pode impedir o teu sucesso. Tu és um vitorioso!

O Exemplo de Jesus

Não podemos esquecer o exemplo de Jesus, apesar de ser Deus, era também homem. Ele sempre se apresentou satisfeito consigo mesmo, foi imensamente criativo, soube ser flexível, sua vida era um todo único, integrado, trabalhava muito mas sempre descansava, quem confiou nEle nunca se desapontou, chorou de verdade, as crianças disputavam o seu colo, gostava de ir a festas mas nunca deixou de atender ninguém que precisasse, respondeu duramente aos seus inimigos chamando-os de "sepulcros caiados", "guias de cegos", "hipócritas" e até expulsou alguns deles do tempo, mas lá na cruz pediu a Deus que perdoasse a todos. A personalidade de Jesus era sarada. O esmo que Deus deseja fazer com cada um. Segue o exemplo de Jesus. deixa o Espírito Santo trabalhar na tua alma.

Conhece-te a ti mesmo

Pára um momento e olha para dentro de ti mesmo. Nós estamos na era digital e da alta tecnologia da comunicação. Sentados em nossa casa, trazemos e levamos milhões de informações, das mais banais às mais relevantes. Parece-me estranho que muitos deconhecem os seus próprios familiares e vizinhos. Até na igreja existem pessoas que não conhecemos. E o que falar de ti mesmo? Conheces-te? Sabes quais são os teus limites? Será que já fizeste alguma coisa e te arrependeste logo de seguida? Fica a saber ... como pude fazer aquilo? Precisamos admitir como o salmista. Existem áreas em nossas vidas que só Deus pode penetrar. Ele disse para Deus que se houvesse alguma coisa na vida dele a atrapalhar, que Ele tirasse. Só o Espírito Santo pode conduzir-te por esse caminho de descoberta e libertação. Ele é o nosso psicólogo por excelência. Conta para Ele se alguma coisa te incomoda.

Conclusão:

Deus não é Deus só do nosso intelecto, da nossa razão. Ele deseja ser dono de todo o nosso ser: corpo, alma e espírito. A Sua Graça maravilhosa e a Sua infinita Misericórdia podem hoje nos alcançar e fazer-nos totalmente livres. Precisamos agir como o salmista no verso 24. "Se houver alguma coisa em mim que eu desconheça, me livra; guia os meus passos e os meus pensamentos." Deus propõe compartilhar connosco a Sua sabedoria, que não se trata de simples aplicação de conhecimentos. A sabedoria divina é aquela que nos permite compreender mistérios eternos, orienta-ns em determinadas situações e normalmente está acima da compreensão intelectual. Descobre em Deus um modo de seres mais feliz e criativo. E não permitas que nenhuma experiência desagradável do passado influencie o teu presente e futuro, porque Deus tem algo especial para ti.

.............

Gostaria de convidar-te a fazeres uma maratona espiritual comigo.
A Bíblia incentiva-nos a crescer espiritualmente, e através dos estudos que aqui serão partilhados terás a oportunidade de conhecer melhor o que a Palavra de Deus diz sobre diversos temas.
A Bíblia afirma que “o meu povo perece por falta de conhecimento” (Oséias). Por isso, convido-te a cresceres no teu conhecimento bíblico, para que sejas bem-sucedido, como nos ensina Josué 1:8.

Investe na tua eternidade! ✨📖

Clica AQUI


Sem comentários:

Enviar um comentário